A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA PELO MONITOR NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO GRADUANDO EM ENFERMAGEM

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA PELO MONITOR NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO GRADUANDO EM ENFERMAGEM
Autores
  • Felix Cariri de Franca Neto
  • Janily Alves de Medeiros Cordeiro
  • Vanessa Heronilda Da Silva
  • Carlos Thiago Alves
  • Vinicius Rodrigues Barboza Siqueira
  • Thaíse Torres de Albuquerque
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29771-A-IMPORTANCIA-DA-EXPERIENCIA-VIVENCIADA-PELO-MONITOR-NA-FORMACAO-ACADEMICA-DO-GRADUANDO-EM-ENFERMAGEM
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Monitoria, Enfermagem, Experiência.
Resumo
Introdução: A monitoria é uma atividade realizada nas Instituições de Ensino Superior (IES), com objetivo de colaborar de forma efetiva com o ensino dos discentes, aprimorando o seu desempenho na disciplina. O perfil do monitor é aquele estudante que, por interesse e/ou afinidade aproxima-se de alguma disciplina e auxilia o professor no processo de ensino-aprendizagem aos alunos, na intenção de acompanhar a evolução acadêmica, orientar e esclarecer dúvidas dos alunos frequentes, oportunizando ao monitor o desenvolvimento de habilidades inerentes à docência e aprofundar conhecimentos na área específica. As atividades de monitoria têm como intuito propor o fortalecimento e a articulação entre teoria e prática aos discentes. Objetivo: Este estudo objetiva relatar a experiência da monitoria da disciplina de Anatomia Humana Geral, do Centro Universitário Vale do Ipojuca-UNIFAVIP/Devry, bem como demonstrar a importância desta atividade, enquanto instrumento de aprendizagem para a formação e desenvolvimento do discente monitor. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência realizado a partir da vivência do discente monitore da disciplina de Anatomia Humana no curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário Vale do Ipojuca – UNIFAVIP/Devry. A carga horária é de 8 horas semanais, e as atividades de monitoria foram realizadas no laboratório de Anatomia Humana. Resultados e Discussão: Percebe-se que a importância da atividade de monitoria alcança as expectativas construídas, pois muito além da troca de conhecimentos e de experiências. Os estudantes relataram a monitoria como uma atividade indispensável, que se tornou rotina na sua vida acadêmica, pois favorece a relação dos grupos de alunos e sua conquista de autonomia, segurança e autoconfiança, proporcionando o desenvolvimento do aluno para suas conquistas posteriores. Considera-se como um momento de troca de conhecimentos, onde ambos, aprendem com essa atividade, juntos respondem aos questionamentos e retiram dúvidas preexistentes, tornando-se mais consistente a relação monitor-aluno. Conclusão: Para os alunos monitorados acredita-se que possibilitou um incentivo ao estudo e destaca-se que o bom resultado obtido nessa experiência foi fruto de um proveitoso relacionamento interpessoal entre monitor, discentes monitorados e docentes alcançando um melhor aprendizado para todos. No decorrer das monitorias, durante o período ministrado, houve um crescimento coletivo prazeroso e de grande importância para todos, pois os frequentes passaram a identificar suas dificuldades e associar seus domínios de saber as informações passadas pelo monitor. Resultou-se num grande fortalecimento em equipe, no processo ensino-aprendizagem que se foi permitido o crescimento pessoal e profissional, pela oportunidade de interação, aprimorando o aprendizado na graduação.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

NETO, Felix Cariri de Franca et al.. A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA PELO MONITOR NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO GRADUANDO EM ENFERMAGEM.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29771-A-IMPORTANCIA-DA-EXPERIENCIA-VIVENCIADA-PELO-MONITOR-NA-FORMACAO-ACADEMICA-DO-GRADUANDO-EM-ENFERMAGEM. Acesso em: 20/04/2024

Even3 Publicacoes