A EXPLORAÇÃO AURÍFERA EM JACOBINA: AS TRANSFORMAÇÕES URBANÍSTICAS, A PARTIR DA DECADÊNCIA, DEGASTE AMBIENTAL E DESORDEM SOCIAL. (1990 – 2010)

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade DeVry | Ruy Barbosa (Campus Pituba)
Título do Trabalho
A EXPLORAÇÃO AURÍFERA EM JACOBINA: AS TRANSFORMAÇÕES URBANÍSTICAS, A PARTIR DA DECADÊNCIA, DEGASTE AMBIENTAL E DESORDEM SOCIAL. (1990 – 2010)
Autores
  • MARIVALDO DOS SANTOS JUNIOR
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Arquitetura e Urbanismo
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29725-A-EXPLORACAO-AURIFERA-EM-JACOBINA--AS-TRANSFORMACOES-URBANISTICAS--A-PARTIR-DA-DECADENCIA-DEGASTE-AMBIENTAL-E-DE
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Exploração, ouro, transformações, urbanismo, ambiental, impactos.
Resumo
O objetivo por esse estudo surgiu mediante analisar as múltiplas tramas e produções da extração mineral, relacionada à força de poder produzida pela mineração em Jacobina no período de 1990 – 2010, centralizando as transformações urbanísticas, a partir das três perspectivas que essa linha de pesquisa subsidiou na elaboração do projeto de iniciação científica: a decadência, o desgaste ambiental, e a desordem social. Metodologicamente seguiu direcionada como princípio técnico por artigos, livros e legislações ambientais/urbanas. Ainda de modo qualitativo, analisando cada dado colhido, confrontando fontes. Além de adotar para a obtenção dos resultados a aplicação de um questionário à comunidade de Itapicuru, o entorno da empresa Morro Velho, relacionando questões de desenvolvimento urbano. Os resultados preliminares ainda em fase de avaliação, já que pesquisa continua em atividade. Entretanto, despertou uma visão ampliada das situações cotidianas em Jacobina, inquietações e perguntas que insistem nos acompanhar dia após dia. Talvez aí o fascínio pela pesquisa. Além, da execução de seminário/palestras na disciplina de História da Arquitetura e Urbanismo Clássico e Barroco, curso de Arquitetura e Urbanismo, nesta respectiva instituição de ensino, na pretensão de auxiliar e interagir didaticamente na disciplina, já que a mesma trabalha pedagogicamente com enredos históricos que interagem na linha de pesquisa. A pesquisa, também, possibilitou experimentar novos espaços de aprendizagem, contribuindo para aprovação no Projeto VER-SUS (Vivências e Estágios na realidade do Sistema Único de Saúde) onde aproximam jovens estudantes em uma vivência de 11 dias como pesquisadores, articuladores/facilitadores na realidade cotidiana do SUS. Estudando as diferentes conjunturas, possibilitando-nos trilhar caminhos dos enredos históricos da sociedade, preparando nosso olhar para os determinantes sociais. Foram estas e outras experiências da Vivência que reaprendemos práticas à nossas pesquisas.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

JUNIOR, MARIVALDO DOS SANTOS. A EXPLORAÇÃO AURÍFERA EM JACOBINA: AS TRANSFORMAÇÕES URBANÍSTICAS, A PARTIR DA DECADÊNCIA, DEGASTE AMBIENTAL E DESORDEM SOCIAL. (1990 – 2010).. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29725-A-EXPLORACAO-AURIFERA-EM-JACOBINA--AS-TRANSFORMACOES-URBANISTICAS--A-PARTIR-DA-DECADENCIA-DEGASTE-AMBIENTAL-E-DE. Acesso em: 19/04/2024

Even3 Publicacoes