MONITORIAS ACADÊMICAS: CONTRIBUIÇÃO NO APRENDIZADO E SEGURANÇA PRÁTICA DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DIANTE DAS ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
MONITORIAS ACADÊMICAS: CONTRIBUIÇÃO NO APRENDIZADO E SEGURANÇA PRÁTICA DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DIANTE DAS ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO
Autores
  • Janily Alves de Medeiros Cordeiro
  • Lucas Gonzaga da Silva
  • WILTON PORTELA GOMES
  • MARCOS SOUSA DE PAULO
  • Samanta Alves Ramos de Oliveira
  • Thaíse Torres de Albuquerque
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29724-MONITORIAS-ACADEMICAS--CONTRIBUICAO-NO-APRENDIZADO-E-SEGURANCA-PRATICA-DOS-ACADEMICOS-DE-ENFERMAGEM-DIANTE-DAS-ATR
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
ENFERMAGEM, MONITORIA, SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA.
Resumo
INTRODUÇÃO: O curso de graduação em enfermagem exige dos seus acadêmicos conhecimentos teórico-prático para realização das atribuições do Enfermeiro em sua trajetória na faculdade e ao longo da sua trajetória profissional. Para isso, as instituições de ensino promovem atividades que capacitem e desenvolvem mais segurança, autoconfiança e destreza aos estudantes para realizações das suas práticas enquanto enfermeiros, é o caso por exemplo, das atividades de monitorias. Esse tipo de atividade aprimora o conhecimento teórico-prático do acadêmico, no caso da disciplina de Semiologia e Semiotécnica Aplicada, tem como meta principal desenvolver a habilidade técnica do aluno em laboratório, por isso a importância da adesão dos alunos a essas atividades, uma vez que, não é parte obrigatória da grade do curso a sua participação, porém se faz necessário diante de seus benefícios para o crescimento profissional desse acadêmico. OBJETIVO: Descrever e refletir quanto a importância da adesão dos acadêmicos de enfermagem as atividades de Monitorias de Semiologia e Seminotécnica Aplica oferecida pela instituiação para seu crescimento profissional. METODOLOGIA: Trata-se de um Relato de Experiência proveniente da realização da Monitoria de Semiologia e Semiotécnica aplicada do Curso de Enfermagem no Laboratório de Simulações Realísticas Turbo Health, aos estudantes do 5° período do curso, do Centro Universitário Vale do Ipojuca - UNIFAVIP/DeVry. RESULTADOS: Observa-se que, os acadêmicos do 5° período de enfermagem, apesar de já se encontrarem com 50% do curso concluído, apresentam-se com um déficit grande em conhecimento teórico, bem como, dificuldade na prática durante a realização do exame físico. Percebe-se também o desconhecimento da importância da participação em tal atividade, uma vez que, o número de acadêmicos que frequentam as monitorias é bem reduzido se comparado ao número de alunos da turma, por outro lado, a minoria que frequenta a monitoria, apresenta um avanço significativo ao que diz respeito a confiança no processo de assistência ao paciente e realizar o exame físico conforma os sistemas orgânicos que vão sendo estudados. CONCLUSÃO: De uma maneira geral, nota-se a contribuição da monitoria em vários pontos positivos para os acadêmicos, é um momento em que o assunto ministrado pelo professor em sala de aula pode está sendo revisado, as dúvidas sendo supridas e as atividades práticas sendo realizadas, desse modo, o aluno embora tenha praticado o exame físico em simuladores realísticos no e/ou em seu colega de sala, adquire mais conhecimento teórico-prático e confiança para a realização da prática frente a um paciente, seja ele a nível de baixa, média ou alta complexidade.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

CORDEIRO, Janily Alves de Medeiros et al.. MONITORIAS ACADÊMICAS: CONTRIBUIÇÃO NO APRENDIZADO E SEGURANÇA PRÁTICA DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DIANTE DAS ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29724-MONITORIAS-ACADEMICAS--CONTRIBUICAO-NO-APRENDIZADO-E-SEGURANCA-PRATICA-DOS-ACADEMICOS-DE-ENFERMAGEM-DIANTE-DAS-ATR. Acesso em: 16/04/2024

Even3 Publicacoes