O ESTUDANTE DE PSICOLOGIA NO PROGRAMA DE ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – VER SUS

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
O ESTUDANTE DE PSICOLOGIA NO PROGRAMA DE ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – VER SUS
Autores
  • Jefferson Lima Castro
  • REBECA CAVALCANTE FONTGALLAND
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29718-O-ESTUDANTE-DE-PSICOLOGIA-NO-PROGRAMA-DE-ESTAGIOS-E-VIVENCIAS-NO-SISTEMA-UNICO-DE-SAUDE--VER-SUS
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
VER SUS, Estudante de Psicologia, Práticas de Saúde
Resumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência baseado na vivência no programa de Estágios e Vivências no Sistema Único de Saúde – VER SUS. A vivência foi realizada em algumas cidades do estado do Ceará, no período de 16 a 28 de janeiro de 2016. A proposta do programa é, dentre outras, ter um caráter interdisciplinar, porém, não se restringindo apenas à comunidade acadêmica e profissional, pois procura agregar a sociedade civil como um todo. O VER SUS proporciona ao vivente experiências em diversos espaços de saúde e de assistência, diálogo com movimentos sociais, diferentes religiões, tribo indígena, equipes de gestão e comunidades. Durante a vivência, o participante também é incentivado a pensar a partir de diferentes saberes, visando a aquisição de novos conhecimentos e o aprimoramento do trabalho em equipe, como preconiza o SUS. A somatória das experiências tem como objetivo investigar como a saúde é pensada em diversos contextos culturais e em diferentes ambientes que trabalham a saúde, além de perceber como se dá o funcionamento da prática do profissional nos espaços de saúde. As visitas aos equipamentos eram realizadas diariamente, nos períodos da manhã e da tarde, nas quais os viventes eram divididos em grupos, para viabilizar uma melhor logística e o aproveitamento mais adequado dos espaços visitados. No período da noite eram realizados momentos de rodas de conversa, cujo tema era selecionado de acordo com as visitas ocorridas durante o dia. As rodas eram facilitadas por pessoas de referência dos temas abordados e por profissionais, além de possuir a característica de ser um espaço de discussão, nas quais todos os participantes tinham autonomia para cooperar com a construção das ideias. As experiências vivenciadas durante os quatorze dias de vivência no VER SUS, fizeram deste programa um importante contribuinte na formação de futuros profissionais de saúde. Como vivente, foi possível conhecer diferentes maneiras de pensar a saúde, dialogar com diversos profissionais, perceber como funciona a prática interdisciplinar dos profissionais em serviços de saúde e assistência, sendo estimulado a pensar a partir do trabalho em equipe e convidado a pensar criticamente acerca de fenômenos que impactam as questões de saúde. A vivência proporcionou uma atuação ativa durante todo o período, pois o vivente possuía autonomia para executar tarefas diversas, se posicionar em todos os espaços, contribuir da maneira que achasse mais positiva. Todos os envolvidos eram diretamente atuantes na construção do VER SUS, demonstrando o caráter democrático do programa. Houve a oportunidade de liderar grupos, organizar eventos e pensar atividades que iam além da saúde, resultando em um crescimento não só acadêmico e profissional, mas no aspecto humano. Como resultado do protagonismo atuante nos dias de vivência, foram percebidas contribuições em diferentes momentos com o coletivo, com os grupos menores e em mim, enquanto vivente, pois ocorreu uma ressignificação de elementos, a abertura de novas possibilidades e um novo olhar acerca do que é SUS e do que é o trabalho com a saúde. Ressalta-se a contribuição do VER SUS na inserção e conhecimento do SUS por parte do vivente, nas graduações em saúde e no exercício de incentivar a reflexão segundo diferentes perspectivas e não só a do saber conveniente, fato essencial no trabalho interdisciplinar em saúde.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

CASTRO, Jefferson Lima; FONTGALLAND, REBECA CAVALCANTE. O ESTUDANTE DE PSICOLOGIA NO PROGRAMA DE ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – VER SUS.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29718-O-ESTUDANTE-DE-PSICOLOGIA-NO-PROGRAMA-DE-ESTAGIOS-E-VIVENCIAS-NO-SISTEMA-UNICO-DE-SAUDE--VER-SUS. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

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