ATIVIDADE ACADÊMICA INTEGRANTE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
ATIVIDADE ACADÊMICA INTEGRANTE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autores
  • Grayce Lacerda Sales
  • WILTON PORTELA GOMES
  • Felix Cariri de Franca Neto
  • Luara Sofia SIlva
  • Vinicius Rodrigues Barboza Siqueira
  • Thaíse Torres de Albuquerque
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29708-ATIVIDADE-ACADEMICA-INTEGRANTE-DO-PROCESSO-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Enfermagem, monitoria, saúde da criança, saúde do adolescente.
Resumo
Introdução: A monitoria acadêmica é uma atividade extracurricular que promove um maior aprendizado do conteúdo teórico-prático e permite que os alunos tenham a oportunidade de aprimorar e aprofundar os conhecimentos e habilidades, além de proporcionar uma experiência na área da docência para o monitor que pode optar por essa área de atuação profissional. A proposta da monitoria realizada no sexto período do curso de graduação em Enfermagem na disciplina de Assistência de enfermagem à Saúde da Criança e do Adolescente entra como parte integrante de apoio à formação curricular, apresenta-se como um desafio e uma inovação. Propõe realizar atividades teóricas e práticas, que tem efeito bilateral, para a monitora, ajudando a relembrar os assuntos já estudados, e proporcionar uma experiência em sala de aula e laboratórios evidenciando uma vivência prática junto aos alunos da disciplina, e para os discentes oferecendo-lhes a oportunidade de praticar seus conhecimentos teóricos, sendo importante para que reconheçam suas funções enquanto profissionais. É uma atividade estabelecida em lei, que tem como primordial favorecer o processo de ensino-aprendizagem do monitor como parte integrante do processo pedagógico, de forma a contribuir para o aumento dos conhecimentos dos alunos da disciplina. A importância dessa experiência na docência por parte do aluno-monitor é inestimável. Objetivo: Este estudo objetiva relatar a importância da vivência das atividades de monitoria, tanto para crescimento profissional quanto para o pessoal, enquanto discente ter a vivencia de docência, exercitando as habilidades e trabalhando para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por uma estudante do 6º período do curso de enfermagem do UNIFAVIP/DeVry durante o programa de monitoria na referida instituição, correspondente ao período letivo 2015.2. Resultados e Discussões: A disciplina de Saúde da Criança e do Adolescente se apresenta como grade curricular na instituição, que aborda temas referentes à saúde da criança e do adolescente como: alterações físicas e fisiológicas no cuidado ao RN e seus cuidados imediatos e mediatos, exame físico, crescimento e desenvolvimento, rede de frio e vacinas, dentre outros. As monitorias devem ter 8 horas semanais, sendo 5 horas presenciais, e 3 horas para planejamento, e temática a ser abordada sempre com a orientação do professor que entra como facilitador para ajudar na melhoria da aprendizagem de seus alunos. As monitorias na sua maioria são em laboratório de simulação realística, respeitando sempre as normas da instituição referente ao mesmo. O aluno-monitor chega um pouco antes do seu horário para que assim possa preparar os materiais necessários e o local que será utilizado para que quando os alunos cheguem não precisem aguardar tanto tempo. Ao entrarem no laboratório temos que orientar os alunos quanto a pratica de forma correta, pausadamente, repetindo quantas vezes for necessário até o seu entendimento pleno, sanar as dúvidas que surgirem, e falar um pouco do que já vivenciamos de acordo com a temática para relacionar teoria com pratica. Conclusão: Deste modo, a monitoria não serve apenas para vivenciar o que foi visto em sala, mas para praticar contribuindo assim para uma maior autonomia do aluno, e para a monitora como atividade de docência faz com que aumente as responsabilidades e o envolvimento com a aprendizagem dos alunos.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SALES, Grayce Lacerda et al.. ATIVIDADE ACADÊMICA INTEGRANTE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29708-ATIVIDADE-ACADEMICA-INTEGRANTE-DO-PROCESSO-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes