RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO: DESCONSTRUINDO O TABU DO SEXO ATRAVÉS DE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL DINÂMICA

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO: DESCONSTRUINDO O TABU DO SEXO ATRAVÉS DE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL DINÂMICA
Autores
  • Jadson Wagner Silva Alves
  • ROBERYKA TALLYTA MUNIZ DE SOUSA
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29706-RELATO-DE-EXPERIENCIA-DE-EXTENSAO--DESCONSTRUINDO-O-TABU-DO-SEXO-ATRAVES-DE-UMA-EDUCACAO-SEXUAL-DINAMICA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Dinâmica. Educação. Inibição. Sexual.
Resumo
Mediante o tabu acerca do sexo construído através dos tempos, assim como atualmente o desconforto e a timidez perante as discussões sobre a educação sexual entre jovens e adolescentes, foi observado à necessidade de uma educação sexual dinâmica na qual causasse uma implicação frente às discussões, opiniões e experiências próprias desses jovens, desde as temáticas que envolvessem o sexo propriamente dito, como até as questões de sexualidade, gênero e saúde. A metodologia utilizada foi voltada ao dinamismo na troca de informações, conhecimentos e experiências, na qual poderiam se aproximar ainda mais da realidade sexual desses adolescentes e jovens, desconstruindo um muro de inibição causado pelo receio individual frente à educação sexual pouco conhecida. Atuamos em uma escola estadual de referência na cidade de Caruaru durante o segundo semestre de 2015, atendendo um quantitativo total de 553 alunos, do ensino fundamental e médio. Foram 23 extensionistas matriculados na disciplina, com um acréscimo de 5 voluntários, realizando dois encontros semanalmente em grupos, compostos por até 7 discentes. Com o objetivo de realizar uma educação sexual dinâmica, utilizamos uma caixa de perguntas denominada “Caixa do Sexo”, um instrumento utilizado para aqueles jovens mais tímidos e que não queriam se identificar ou indagar sobre determinado tema de forma oral, podendo estes depositar suas dúvidas e curiosidades na caixa (que ficava na biblioteca da instituição durante toda a semana) e logo em seguida aberta nos momentos de encontro. Além disso, atentando para um dinamismo mais próximo do grupo, nos permitimos a um diálogo objetivo e de fácil compreensão, fundamentado no próprio movimento do grupo, isto é, trabalhar conforme as demandas trazidas por eles. Outro ponto característico da modalidade foi a de atender a uma comunicação de mesmo nível, ou seja, perguntas feitas por gírias eram respondidas com gírias, perguntas construídas com expressões inapropriadas eram lidas da forma escrita, isto, como meio compreensível de estabelecer um contato dinâmico assim como respeito pela forma no qual alguns jovens sabiam perguntar. Com isto, observamos um entrosamento fértil entre os discentes e adolescentes sobre as demandas de qualquer teor através da proposta inserida, desconstruindo paradigmas e enriquecendo cada vez mais o conhecimento entre ambas as partes. O trabalho mostrou-se eficaz, fornecendo instrumentos que puderam atingir a todos, desde os mais tímidos até os mais extrovertidos, desde os mais experientes nas práticas sexuais até os inexperiente e também aqueles com necessidades especiais, pautado assim em um envolvimento mútuo de aprendizado. As relações das vivências escolares sobre a sexualidade, por exemplo, somaram de forma significativa frente a própria realidade institucional, isto é, o conhecimento mínimo sobre a temática conduziu um novo olhar ao respeito e não a tolerância. Assim sendo, o trabalho dos extensionistas foram articulados e traçados nas demandas que envolviam o tabu em alguns dos discursos apresentados acerca das temáticas sobre o sexo e sexualidade, assim como os preconceitos observados sobre as questões de gênero e logo trabalhados mediante uma forma reflexiva, através das expressões orais dos jovens. Com isto percebe-se a necessidade fundamental de um trabalho voltado a educação sexual nas escolas, com a finalidade de desconstruir, através de uma relação dinâmica os tabus e paradigmas históricos e sociais de um ato tão comum entre a humanidade, o sexo.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

ALVES, Jadson Wagner Silva; SOUSA, ROBERYKA TALLYTA MUNIZ DE. RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO: DESCONSTRUINDO O TABU DO SEXO ATRAVÉS DE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL DINÂMICA.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29706-RELATO-DE-EXPERIENCIA-DE-EXTENSAO--DESCONSTRUINDO-O-TABU-DO-SEXO-ATRAVES-DE-UMA-EDUCACAO-SEXUAL-DINAMICA. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

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