DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICA EM JOÃO PESSOA-PB

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade DeVry João Pessoa
Título do Trabalho
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICA EM JOÃO PESSOA-PB
Autores
  • Isac Henriques de Vasconcelos
  • Enilson Fonsêca Batista de Abreu
  • Claudineide Rocha do Nascimento
  • Alex Santos Silva de Araújo
  • Danilo Costa de Souza
  • Edilon Mendes Nunes
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Administração
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29700-DIAGNOSTICO-ORGANIZACIONAL--UM-ESTUDO-DE-CASO-EM-UMA-DISTRIBUIDORA-DE-ENERGIA-ELETRICA-EM-JOAO-PESSOA-PB
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Analise Administrativa. Diagnostico organizacional. Objetivos. Organização.
Resumo
Este trabalho constitui um Diagnóstico Organizacional (DO), que é a fase inicial da Análise Administrativa. Esta fase é fundamental para a tomada de decisão. Segundo Cury (2000), a Análise administrativa é um processo de trabalho dinâmico e contínuo, que busca auferir diagnósticos situacionais das causas e estudar soluções para os problemas administrativos, por meio de planejamento para aperfeiçoar o clima e a estrutura organizacional como também os processos e métodos de trabalho. Para o DO podem ser usadas algumas ferramentas como: entrevistas, a observação pessoal, revisão da literatura e questionários. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi verificar a percepção dos colaboradores de uma empresa acerca do seu funcionamento organizacional. Trata-se de um Estudo de Caso exploratório. A técnica de coleta de dados foi o Questionário de Diagnóstico Organizacional (QDO) composto por 35 questões objetivas, aplicadas a um departamento da empresa. Estas questões são agrupadas no modelo das seis caixas (objetivos, estrutura, relacionamento, recompensas, liderança, mecanismos de apoio), de Weisboard (1976). Além das seis, o QDO acrescenta mais uma, a propensão à mudança. Inerente aos objetivos, ou seja, a parte em que a organização expõe os propósitos dela, se é clara o modo em que ela procura demonstrar aos indivíduos que nela compõe, e como os colaboradores reagem a esses planos que a organização procura alcançar: 45,4% dos entrevistados concordam totalmente, 45,4% concordam e 9,2% concordam parcialmente com a forma em que a organização trata seus objetivos. Já na estrutura, citaram-se questionamentos como, se os colaboradores concordam com a divisão de tarefas no arcabouço, e na lógica em que elas são distribuídas na busca dos objetivos, obteve resultados em que 54,6% dos entrevistados concordam totalmente e 45,4% concordam com a forma estrutural do setor. A respeito da liderança, no âmbito da maneira em que o líder do setor auxilia nos esforços, e o seu padrão de comportamento que utiliza para trazer o progresso, com formas da direção clara para impulsionar e motivar os colaboradores na busca do objetivo foi coletado que 47% dos entrevistados concordam totalmente, 31% concordam, 16% concordam parcialmente e 6% discordam parcialmente a respeito da condução do departamento. E no relacionamento, na questão que diz respeito à harmonia da convivência com os indivíduos que fazem parte e como se dá a busca de pessoal que tem informações se houver algum problema a ser sanado, temas relacionados a como são resolvidos conflitos que possam ocorrer, os resultados foram: 45,4% dos entrevistados concordam totalmente, 45,4% concordam e 9,2% concordam parcialmente com sinergia nas relações interpessoais. E em relação às recompensas: 45,4% dos entrevistados concordam que são interessantes, 45,4% concordam parcialmente e 9,2% são neutros. Quanto aos mecanismos de apoio: 63,6 dos entrevistados concordam totalmente, 27,2% concordam e 9,2% concordam parcialmente. E, finalmente a propensão à mudança, que destaca temas como as políticas de desenvolvimento, sua manutenção e suas variações na adição de novos parâmetros de processos na atividade, e como se dar a resistência dessas mudanças se são elevadas ou se há uma facilidade pra ocorrer à transição: 27,2% dos entrevistados concordam totalmente, 9,2% concordam, 54,5% concordam parcialmente e 9,2% são neutros. Assim, os resultados podem ser considerados como positivos em relação ao departamento em que foi aplicado o QDO. Portanto, o diagnóstico organizacional se caracteriza como uma fase fundamental em uma análise administrativa, devendo ser cuidadosa, precisa e eficaz.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

VASCONCELOS, Isac Henriques de et al.. DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICA EM JOÃO PESSOA-PB.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29700-DIAGNOSTICO-ORGANIZACIONAL--UM-ESTUDO-DE-CASO-EM-UMA-DISTRIBUIDORA-DE-ENERGIA-ELETRICA-EM-JOAO-PESSOA-PB. Acesso em: 25/04/2024

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