ANÁLISE FÍLMICA DO DOCUMENTÁRIO: “CABRA MARCADO PARA MORRER”, DE EDUARDO COUTINHO

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
ANÁLISE FÍLMICA DO DOCUMENTÁRIO: “CABRA MARCADO PARA MORRER”, DE EDUARDO COUTINHO
Autores
  • Francisco José Florêncio Bessa Delfino
  • camila leite de araujo
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Jornalismo
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29699-ANALISE-FILMICA-DO-DOCUMENTARIO--CABRA-MARCADO-PARA-MORRER-DE-EDUARDO-COUTINHO
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Cinema Brasileiro, Documentário Contemporâneo, Documentário Participativo, Eduardo Coutinho.
Resumo
A obra de Eduardo Coutinho traz para o cinema nacional uma nova de ver e entender o mundo, e a busca pela identidade do povo na tela. O autor mostra o povo, a sociedade, nos seus mais variados aspectos e a pesquisa baseia-se em uma espécie de antropologia do documentário. A influência de outros modos de fazer cinema, são discutidos nesse trabalho, como o documentário participativo e o cinema dispositivo. A obra desperta um novo olhar sobre a história do líder camponês João Pedro Teixeira, assassinado pela ditadura militar.Coutinho consegue abrir espaços no cinema nacional e quebrar paradigmas, um exemplo disso é a captação da produção do filme. É valorizado o processo de produção e os caminhos utilizados para se chegar ao resultado final. A atuação do diretor/personagem existe na obra de Coutinho e é um sujeito importante para a narrativa e objetividade da história. Nos documentários do diretor, será observado diversas vezes, e explicito, a presença de um diretor que é personagem. O filme “Cabra Marcado Para Morrer” lança um novo olhar sobre a história do Brasil e sobre o estudo do cinema documental brasileiro e contemporâneo. Coutinho consegue criar pontes que ligam momentos históricos e faz com que um filme de ficção possa se ligar a um filme que retrata o real, um documentário. A obra de Eduardo Coutinho foi uma das mais importantes do cinema nacional, sobretudo na forma de fazer o filme e nas técnicas utilizadas pelo diretor para conseguir extrair dos entrevistados o que é mais importante para o filme. Outro fator importante para a cinematografia brasileira é a redefinição de cinema autoral por parte do diretor. A obra do autor sempre foi pautada em mostrar os pequenos em relação a sociedade, trazer à tona, através do seu olhar de autor e da câmera que capta o real no momento exato, a visão de mundo do povo do qual fala, diversas vezes desfavorecido e que não possui uma voz ativa na sociedade. Nesse trabalho, o filme foi analisado a partir de duas vertentes: os aspectos internos e externos à obra. No aspecto interno da obra foram destrinchadas características inerentes a obra, como as técnicas e formatos de produção. Dentre os aspectos internos foram estudados a fotografia e o som. Na obra de Coutinho a fotografia possui uma importância extrema, pois a câmera ganha autonomia e passeia na ação, entre os personagens e o diretor. Em “Cabra” existe uma câmera que capta outra, ou seja, um suporte de registro busca mostrar o outro e o desempenho da equipe. O som da sua obra é amplamente estudado e possui uma marca própria, principalmente nas entrevistas e falas do diretor. Ressaltou-se nesse estudo a importância do documentário como instrumento de resgate histórico e debatedor de questões políticas. Assi, foram analisadas nesse trabalho, também, algumas categorias metodológicas de análise fílmica e a utilização de imagens de arquivo como estratégia narrativa. A partir desse apanhado, assim como da conceituação de documentário e sua tipologia, foram escolhidos para análise aspectos internos e externos da obra para chegar ao resultado da análise da obra. Dentre esses aspectos, analisou-se as influências políticas, sociais e estéticas da obra assim como a linguagem interna de direção fotográfica e estratégias de narrativa como entrevistas e imagens de arquivo. Neste estudo foi levado em conta o cinema de Coutinho e a redefinição por parte do autor de documentário e cinema autoral. Além disso, o leitor desse trabalho de conclusão de curso deverá compreender os caminhos para criação do documentário participativo e a participação do diretor/personagem, estratégias usadas no filme analisado.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

DELFINO, Francisco José Florêncio Bessa; ARAUJO, camila leite de. ANÁLISE FÍLMICA DO DOCUMENTÁRIO: “CABRA MARCADO PARA MORRER”, DE EDUARDO COUTINHO.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29699-ANALISE-FILMICA-DO-DOCUMENTARIO--CABRA-MARCADO-PARA-MORRER-DE-EDUARDO-COUTINHO. Acesso em: 25/04/2024

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