RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DO PROGRAMA FISIOTERAPIA EM AÇÃO NA ESCOLA - PROFAE.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DO PROGRAMA FISIOTERAPIA EM AÇÃO NA ESCOLA - PROFAE.
Autores
  • vitória de sousa da rocha
  • Jardeny Gonçalves Lima
  • MARCELA DAVI LEAO
  • Fabia Azambuja Pereira Salviano
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Fisioterapia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29678-RELATO-DE-EXPERIENCIA-ACERCA-DO-PROGRAMA-FISIOTERAPIA-EM-ACAO-NA-ESCOLA---PROFAE
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Fisioterapia, Postura e Saúde.
Resumo
Introdução: Muitas das alterações posturais no adulto são reflexos dos vícios posturais e da falta de orientação postural na infância, a partir disto, o Programa Fisioterapia em Ação na Escola – PROFAE foi criado e tem como finalidade realizar oficinas de educação em saúde na escola. O PROFAE é um programa de atuação da Fisioterapia em escolas, onde acadêmicas do curso de fisioterapia buscam ensinar alongamento muscular, avaliar e educar as crianças sobre postura correta e suas possíveis complicações futuras. Objetivos: Relatar as atividades desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de Fisioterapia no Programa Fisioterapia em Ação na Escola. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa do tipo relato de experiência das práticas realizadas por acadêmicas do curso de Fisioterapia, membros do Programa Fisioterapia em Ação na Escola Fanor Devry Brasil. As orientações posturais e de alongamento muscular foram realizadas na Escola municipal de ensino infantil e fundamental situada no bairro Cidade 2000, na Regional II do município de Fortaleza, Ceará, nas quartas-feiras no período vespertino, com duração média de duas horas, durante o segundo semestre do ano de 2015. Somando no total quatro encontros e contava a com a participação de duas turmas do 3º ano do ensino fundamental, cada turma com 40 alunos aproximadamente. Os encontros foram divididos em oficinas de alongamento muscular e orientações posturais. O alongamento muscular era passado pelas acadêmicas para crianças por meio da exposição de cartazes com as figuras da cartilha: Esticados (MARTINS; SALVIANO, 2014) Em seguida as acadêmicas passavam algumas atividades, como confecção de redação, para ajudar a fixar o que lhes foi passado. A orientação postural era passada através de histórias contada a partir do livro: O novato e a turma da postura (SALVIANO; SALES, 2012). Logo, eram realizadas atividades contidas no livro aprendendo e brincando, (SALVIANO; ALVES, 2014). Livro este que tem como didática uma forma de aprender brincando, então o livro continha desenhos de personagens se alongando e as crianças tinham que pintar além de figuras demostrando a maneira correta e errada de sentar-se, dentre elas as crianças deveriam escolher qual a correta. Era solicitado a cada turma desde primeiro encontro a realização de uma redação com uma determinada pergunta “O que você achou das atividades realizadas com o livro aprendendo e brincando? Por quê?“, a qual deveria ser entregue no último encontro. Este estudo respeitou os preceitos éticos da Resolução n.º466/12 do CNS, que trata das Normas de Pesquisa envolvendo Seres Humanos Resultados: Com o passar das ações realizadas notou-se o interesse e a participações das crianças nos assuntos abordados pelo programa. Todos os alunos interagiam quando orientado aos alongamentos ou alguma outra atividade, dificilmente alguém se opunha a realizar algo que era proposto. A maior dificuldade nas atividades realizadas era a escrita da redação, pois alguns alunos não são completamente alfabetizados e relatavam vergonha de escrever incorretamente. Ao ver que as acadêmicas iriam realizar as atividades em uma determinada sala, os alunos se organizavam, arrumando cadeiras, mesas e se colocando em uma postura correta para que as acadêmicas observassem que estes tinham absorvido o conteúdo que ministrado na visita anterior. Considerações Finais: Para as acadêmicas o programa acrescenta valor em seus estudos, pois, as mesmas têm o aprendizado na prática, sobre o que estas aprendem na teoria da sala de aula. Com o passar das atividades foi percebido uma melhora significativa das crianças em relação às orientações que lhes foram apresentadas, visto que gradativamente elas as colocavam em pratica.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

ROCHA, vitória de sousa da et al.. RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DO PROGRAMA FISIOTERAPIA EM AÇÃO NA ESCOLA - PROFAE... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29678-RELATO-DE-EXPERIENCIA-ACERCA-DO-PROGRAMA-FISIOTERAPIA-EM-ACAO-NA-ESCOLA---PROFAE. Acesso em: 23/04/2024

Even3 Publicacoes