PUBLICIDADE, MODA E A SOCIEDADE CONSUMISTA.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade DeVry | Martha Falcão
Título do Trabalho
PUBLICIDADE, MODA E A SOCIEDADE CONSUMISTA.
Autores
  • Yagho da Silva Pinto
Modalidade
Artigo
Área temática
Publicidade e Propaganda
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29674-PUBLICIDADE-MODA-E-A-SOCIEDADE-CONSUMISTA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Moda, Publicidade, Consumidor e Consumismo
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a história da parceria de sucesso entre a publicidade e a moda, contar fatos que marcaram épocas. E entender como ajudaram a formar a sociedade de consumo no Brasil, ao analisar a moda, ou melhor, o vestuário como uma forma de comunicação e informação, percebe-se a identidade de um indivíduo, facilitando na hora de identificar sua cultura e seu grupo social. Informações essas que ajudam o publicitário a definir um plano de marketing para alcançar o consumidor. Consumidor que passou a comprar por desejo, deixando a necessidade em segundo plano, dessa forma ocasionando um dos grandes problemas sociais e ambientais. Ao lado disso, a publicidade cresce e se destaca, com estrategias e planos de venda e de marketing, transformando-se na ferramenta de grande utilidade na hora da compra e da venda de um produto. Quando pensamos em publicidade, as palavras desejo e compra, são sempre as primeiras a surgir, o mais interessante é que são essas as ideias associadas a moda. A moda é uma importante ferramenta de comunicação na sociedade, pois ao observarmos podemos perceber acontecimentos de uma época, além de nos informar sobre a cultura e dos costumes de uma sociedade. Na publicidade a atenção deve ser conquistada, então despertar o interesse e convencer o comprador que o produto tem potencial de satisfazer o seu desejo, são essenciais. Em um dos conceitos de Marketing, diz que as empresas existem para satisfazer as necessidade dos consumidores, logo, conhecer o consumidor deve ser objetivos a serem alcançados em um bom plano de marketing. É impossível alguém confirmar que não é persuadida por uma propaganda, a sociedade moderna de hoje é influenciada, querendo ou não. Ela nos seduz, mexe com os nossos desejos e nos propõe novas ações e experiências, por mais que sejamos racionais e conscientes, em algum momento uma mensagem publicitária vai nos interessar e nos convencer. Como resultado dos avanços tecnológicos e as grandes demandas de ofertas e promoções, a sociedade passou a consumir mais, transformando o consumo em consumismo. O consumista não age como um consumidor, já que não compra apenas aquilo que ele precisa para sobreviver, ele gasta mais do que tem, compra sem saber o porquê, ou seja, ele tem um obsessão em comprar. Junto disso, temos a natureza que sofre com o consumo ilimitado, pois as terras e as florestas se transformaram em mercadorias, para atender a intensificação da produção e do consumo.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

PINTO, Yagho da Silva. PUBLICIDADE, MODA E A SOCIEDADE CONSUMISTA... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29674-PUBLICIDADE-MODA-E-A-SOCIEDADE-CONSUMISTA. Acesso em: 23/04/2024

Even3 Publicacoes