MONITORIA ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
MONITORIA ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
Autores
  • Brenda Verissimo Ferreira
  • Giselle Bárbara Silva da Costa
  • Maria Monalis De Lima
  • Emília Natália Santana de Queiroz
  • Vanessa Heronilda Da Silva
  • Thaíse Torres de Albuquerque
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29658-MONITORIA-ACADEMICA--RELATO-DE-EXPERIENCIA-NO-CURSO-DE-GRADUACAO-DE-ENFERMAGEM
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Monitoria, Docência, Enfermagem
Resumo
Introdução: A monitoria acadêmica é uma atividade extracurricular que promove um maior aprendizado do conteúdo teórico-prático e permite que os alunos tenham a oportunidade de aprimorar e aprofundar os conhecimentos e habilidades, além de proporcionar uma experiência na área da docência para o monitor que pode optar por essa área de atuação profissional. A necessidade de monitorias ao longo da formação dos alunos é perceptível, por isso têm-se verificado a ampliação da oferta de novas disciplinas com atividades de monitorias ao longo da graduação. Objetivos: Este estudo objetiva relatar a experiência da monitoria do Centro Universitário Vale do Ipojuca-UNIFAVIP/Devry, bem como demonstrar a importância desta atividade, enquanto instrumento de aprendizagem para a formação do profissional de Enfermagem, descrevendo os principais benefícios adquiridos. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência discente na monitoria. Resultados: Percebeu-se que através das monitorias os alunos têm solucionado as principais dificuldades enfrentadas, pois permite que o conteúdo seja revisto de forma mais simples e objetiva. Por ter vivenciado as mesmas dificuldades, o monitor tem a facilidade de identificar os principais problemas e através de novas abordagens metodológicas promover um maior aprendizado. Isso sem dúvidas permite que a formação do aluno seja mais completa e aumenta o nível de autoconfiança, segurança e destreza dos mesmos. Os benefícios adquiridos pelo monitor incluem: o reforço e aprimoramento dos conteúdos que o mesmo deve ministrar, além da experiência na área da docência que pode influenciar na escolha para a realização de um mestrado e doutorado. Conclusões: Diante do exposto, conclui-se que a monitoria acadêmica é de suma importância para a formação de profissionais de Enfermagem, pois permite que os mesmos ampliem o seu tempo nas práticas laboratoriais e reforcem os conteúdos teóricos. Observou-se também o aumento do aproveitamento dos alunos nas disciplinas em que eles participavam das monitorias. Isso demonstra que o nível de aprendizado é bem maior devido à participação nestas atividades. Além disso, proporcionam tanto ao aluno como ao monitor experiências positivas, as vivências adquiridas por ambos contribuem para a formação de um profissional de Enfermagem mais capacitado, seguro e hábil.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

FERREIRA, Brenda Verissimo et al.. MONITORIA ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29658-MONITORIA-ACADEMICA--RELATO-DE-EXPERIENCIA-NO-CURSO-DE-GRADUACAO-DE-ENFERMAGEM. Acesso em: 19/04/2024

Even3 Publicacoes