SEMIÓTICA DAS CORES PARA DALTÔNICOS NA PUBLICIDADE

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade DeVry | Martha Falcão
Título do Trabalho
SEMIÓTICA DAS CORES PARA DALTÔNICOS NA PUBLICIDADE
Autores
  • Kevvin Sales da Costa de Oliveira
  • LILIANA RODRIGUES DA SILVA
Modalidade
Artigo
Área temática
Publicidade e Propaganda
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29656-SEMIOTICA-DAS-CORES-PARA-DALTONICOS-NA-PUBLICIDADE
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Daltonismo. Cores. Semiótica. Acessibilidade.
Resumo
Cada vez mais, as criações publicitárias tem utilizado das inúmeras ciências da comunicação para conseguir realizar uma comunicabilidade adequada com um estabelecido público. Entre essas ciências, temos como principal eixo deste artigo, a semiótica peirceana, estando presente em diversas formas inovadoras e conceituais de comunicação. Através dos estudos da semiótica, iremos conceituar a primeiridade, secundidade, terceiridade e estabelecer a relação comparativa do signo na publicidade, tendo como particularidade a semiótica das cores. Sendo um meio universal, as cores são um fator importante na comunicação para todos nós, podendo conciliar numerosas estratégias que uma determinada marca ou produto pode ter. Na época atual, um incalculável número de produtos e marcas, utilizam da característica emocional e significativa de cada cor, para suas criações. No entanto, uma fatia de um potencial público consumidor vem sendo deixada de lado. A deficiência congênita para interpretação de cores tem passado despercebido aos olhos da industria capitalista. Essa deficiência é vulgarmente conhecida como daltonismo. Sendo recessiva, tem uma manifestação maior entre indivíduos do sexo masculino. Cada vez mais as cores tem sido apresentadas de forma individualista em razão do capitalismo, onde indivíduos portadores de daltonismo não possuem, sequer, alguma forma de acessibilidade. Existindo uma dificuldade maior para identificação de cores para compra de um produto, agregado ao fato de que, esse limitado público não possui um tratamento adequado em meio a época que vivemos, torna este indivíduo parte de um público subjugado. Ao mesmo tempo, esse cidadão, torna - se ambíguo para comprar qualquer coisa. Este artigo tem como principal objetivo, a reunião bibliográfica de conceitos sobre a semiótica peirceana, estabelecendo assim sua relação com a publicidade, onde iremos investigar como a comunicação das cores se torna um obstáculo para indivíduos portadores de daltonismo, além de apresentar uma possível solução encontrada para implantação de uma acessibilidade adequada, não somente para o daltônico, mas para todas as pessoas.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

OLIVEIRA, Kevvin Sales da Costa de; SILVA, LILIANA RODRIGUES DA. SEMIÓTICA DAS CORES PARA DALTÔNICOS NA PUBLICIDADE.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29656-SEMIOTICA-DAS-CORES-PARA-DALTONICOS-NA-PUBLICIDADE. Acesso em: 25/04/2024

Trabalho

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