A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NAS SERIES INICIAIS

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NAS SERIES INICIAIS
Autores
  • Amanda Cristiane Melo Santos
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29651-A-IMPORTANCIA-DA-AFETIVIDADE-NO-PROCESSO-DE-ENSINOAPRENDIZAGEM-NAS-SERIES-INICIAIS
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
afeto, construção, subjetividade
Resumo
A importância da afetividade no processo de ensino/aprendizagem nas series iniciais No processo de construção acadêmica, deparamo-nos com o tensionamento entre teoria e prática. No que concerne a prática psicológica em contextos educacionais, o entrelaçamento entre teoria e compreensão da conjuntura educacional, convoca-nos a uma inclinação para compreender as demandas não só educacionais, mas sociais que atravessam o ensino e a aprendizagem. Ao nos lançarmos na análise de contextos educacionais em escolas do Município de Caruaru, percebemos o quanto os professores, por vezes, precisam se submeter a sistemas pré-estabelecidos onde ensinar é aplicar métodos e normas que distanciam o olhar dos docentes para a subjetividade dos discentes. Partindo disso, o presente trabalho destaca a importância da afetividade na relação professor aluno no processo de ensino aprendizagem nas séries iniciais. Isso vai se desenvolver fundamentalmente diante das situações vivenciadas no espaço da sala de aula. E para tanto o professor deve oferecer oportunidades para que a aula seja um momento de desenvolvimento de potencialidades, aprendizagem intelectual, relacional, assimilação, acomodação, equilíbrio e consequentemente promover uma relação de confiança e bem-estar. A relação professor-aluno desempenha um papel importante para o desenvolvimento da criança nas relações sociais. A criança que recebe uma boa relação afetiva, é considerada segura e confiante, podendo apresentar maiores interesses para aprender novos conhecimentos e estabelecer novas relações. O professor assume um grande papel na vida do sujeito e de importante destaque para a aprendizagem da criança, sendo um mediador no processo de ensino e aprendizagem. Um professor suficientemente bom pode vir a ser uma figura a quem serão endereçados os interesses de seu aluno porque é objeto de uma transferência para uma criança que antes tinha apenas experiências vividas primitivamente apenas com os pais agora encontra uma nova figura para se relacionar. Em todo processo de aprendizagem humana, se faz necessário a interação social e a mediação com o outro tem fundamental importância. Na escola é considerado que a relação professor-aluno é imprescindível para que possa existir êxito na aprendizagem. De acordo com Paulo Freire (2005), revela-se uma grande valorização do dialogo sendo um importante instrumento na constituição dos sujeitos. No entanto, só é possível uma pratica educativa dialógica por parte dos professores se os mesmos acreditarem no dialoga como um fenômeno humano capaz de mobilizar e refletir o agir do sujeito. Assim quanto mais o professor compreende a dimensão da importância do dialogo como postura necessária em suas aulas, maiores serão os avanços de seus supostos objetivos que estão para além de transmitir apenas conhecimento estarão conquistando uma relação afetiva com seus alunos, pois assim despertarão mais curiosidade e desejo para mobilizar e transformar a realidade. Quando essa prática acontece no ambiente escolar o professor não é visto como um mero transmissor de conhecimentos, mas como um mediador, sendo um ser capaz de conduzir o aluno a articular suas experiências com o mundo.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SANTOS, Amanda Cristiane Melo. A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NAS SERIES INICIAIS.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29651-A-IMPORTANCIA-DA-AFETIVIDADE-NO-PROCESSO-DE-ENSINOAPRENDIZAGEM-NAS-SERIES-INICIAIS. Acesso em: 26/04/2024

Even3 Publicacoes