PERCEPÇÃO DOS ALUNOS QUE VIVENCIARAM A EXPERIÊNCIA NO PROJETO DE EXTENSÃO MULHER SAUDÁVEL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS QUE VIVENCIARAM A EXPERIÊNCIA NO PROJETO DE EXTENSÃO MULHER SAUDÁVEL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Maria Celma Moura de Sales
  • Neyliane Sales Chaves Onofre
  • Maria Cleyvania de Sousa Cavalcante
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Fisioterapia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29632-PERCEPCAO-DOS-ALUNOS-QUE-VIVENCIARAM-A-EXPERIENCIA-NO-PROJETO-DE-EXTENSAO-MULHER-SAUDAVEL--RELATO-DE-EXPERIENCIA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
PALAVRAS-CHAVES: Fisioterapia,Atenção básica, Projeto e extensão
Resumo
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS QUE VIEVENCIARAM A EXPERIÊNCIA NO PROJETO DE EXTENSÃO MULHER SAUDÁVEL: RELATO DE EXPERIÊNCIA SALES, Maria Celma Moura¹; CAVALCANTE, Maria Cleyvania de Sousa¹; ONOFRE, Neyliane Sales Chaves² ¹Academicas do curso de Fisioterapia- Fanor Devry ²Docente do curso de Fisioterapia- Fanor Devry A formação do educador em saúde sempre foi uma preocupação marcante dos grupos humanos. Segundo o Plano Nacional de Extensão, publicado em 1999, a extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade.O curso de graduação em fisioterapia da FANOR possui diversos projetos de extensão, entre eles o projeto Mulher Saudável fundado em 2006.O projeto estabeleceu uma troca de valores entre a faculdade e o meio, a Faculdade funcionando com uma via de mão dupla em que leva conhecimentos e assistência a comunidade e também aprende com o saber dessas comunidades. A impotância deste trabalho de extensão tem como objetivo prestar serviços e orientações técnicas no âmbito de melhorar a pratica do cuidado de se mesma assim como propiciar aos acadêmicos a convivência com a realidade social e prática profissional. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência onde foi elaborado um questionário aberto e semi-aberto com questões relacionadas com a percepção dos participantes, a absorção do significado, a importância de exercitar a extensão na vida acadêmica e que contribuição essa experiência dará a sua vida profissional. A amostra foi composta por 15 alunos que participaram do projeto de extensão. Critérios de inclusão, ter participado do projeto. A coleta de dados foi realizada entre os meses de fevereiro e março de 2016. Os questionários foram enviados via email aos alunos e ex-alunos que participaram ativamente do projeto. As respostas foram analisadas e transcritas buscando compreender as experiências vividas pelos participantes. Quanto aos resultados e discussôes participaram do projeto alunos com idades entre 19 e 25anos, desses 09 já são graduados e 06 ainda são concludentes. Ao investigado sobre :Em que aspecto o projeto de extensão contribuiu para o seu desenvolvimento acadêmico? “As maiores contribuições foram a realização de atividades que não são encontradas na grade curricular do curso dando-me oportunidade de colocar em prática o que me foi ofertado na teoria”,ajudou-me a vencer a timidez e a trabalhar em equipe”. Segundo Silva; Vasconcelos (2006), a formação acadêmica vai além da aquisição de conhecimentos técnico-científicos, até porque esses se esvaziam quando não são integrados à realidade. Pergunta: Em que aspecto o projeto de extensão contribuiu para o seu desenvolvimento profissional? Resposta: “Melhor preparação do indivíduo para enfrentar a competição no mercado de trabalho”. Isto demonstra a grande importância da extensão na formação de recursos humanos de forma completa acadêmico e pessoal. “Ampliou minha visão de mundo.” Podemos concluir que essa experiência para os acadêmicos fortalecem os conhecimentos teóricos e práticos, e alimentam no acadêmico a criatividade e necessidade de envolvimento com as políticas públicas de forma mais efetiva e real promove uma postura que vai além da formação profissional do estudante, propiciando-lhe uma visão mais globalizada de conhecimento, a partir da conscientização das realidades vivenciadas por diferentes comunidades e da compreensão do seu papel enquanto sujeito social.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SALES, Maria Celma Moura de; ONOFRE, Neyliane Sales Chaves; CAVALCANTE, Maria Cleyvania de Sousa. PERCEPÇÃO DOS ALUNOS QUE VIVENCIARAM A EXPERIÊNCIA NO PROJETO DE EXTENSÃO MULHER SAUDÁVEL: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29632-PERCEPCAO-DOS-ALUNOS-QUE-VIVENCIARAM-A-EXPERIENCIA-NO-PROJETO-DE-EXTENSAO-MULHER-SAUDAVEL--RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 19/04/2024

Even3 Publicacoes