HABEAS CORPUS 126.192/SP: UMA ANÁLISE ACERCA DA (IN)CONSTITUCIONALIDADE DA DECISÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM FACE DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS ESTABELECIDOS.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Faci
Título do Trabalho
HABEAS CORPUS 126.192/SP: UMA ANÁLISE ACERCA DA (IN)CONSTITUCIONALIDADE DA DECISÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM FACE DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS ESTABELECIDOS.
Autores
  • Murillo Chaves de Viveiros
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Direito
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29613-HABEAS-CORPUS-126192SP---UMA-ANALISE-ACERCA-DA-(IN)CONSTITUCIONALIDADE-DA-DECISAO-DO-SUPREMO-TRIBUNAL-FEDERAL-EM
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Princípios Constitucionais. Não Culpa. Efetividade da Persecução Penal. Direitos Fundamentais. Vedação ao Retrocesso.
Resumo
A ideia do presente trabalho surgiu a partir dos casos concretos com os quais eu lido no meu estágio, no Ministério Público Federal. Tem como objetivo analisar a constitucionalidade da decisão do Supremo Tribunal Federal que permitiu a execução provisória da pena (ou execução antecipada da pena) contrariando a jurisprudência atual pacífica na Corte e, ainda, a Constituição Federal, que prevê a presunção de não culpa como um princípio fundamental, dentro do rol dos direitos fundamentais do cidadão, sendo inclusive cláusula pétrea, e que foi relativamente mitigado neste caso concreto. Esta decisão foi diametralmente contra a Constituição da República, há fundamentação apta a afastar ou mitigar o princípio da não culpa ou ainda da presunção de inocência à luz dos tratados internacionais de direitos humanos aos quais o Brasil é signatário, tal como o Pacto de São José da Costa Rica, que estabelece o princípio da Vedação ao Retrocesso estabelecido, o que será avaliado no deslinde do trabalho. Após analisar a envergadura dos princípios fundamentais e sua aplicação ao caso em tela, firmar-se-á o entendimento acerca da constitucionalidade ou não da decisão, a partir da ponderação apregoada pela teoria dos princípios, em um cotejo com os fatores reais de poder da sociedade atual, pondo-se em conflito a presunção de não culpa e a efetividade da persecução penal, sob a ótica constitucional, considerando-se que ambos têm caráter normativo idêntico, sendo compreendido, um, visando a presunção de não culpabilidade até sentença penal condenatória com trânsito em julgado, e outro, devendo ser garantido sob o enfoque da razoável duração do processo. Desta forma, possui, como finalidade precípua, analisar a constitucionalidade da decisão, de acordo com os mais variados postulados pertinentes à questão. O objetivo, também é, portanto, fazer um paralelo entre os preceitos tidos no ordenamento jurídico, de forma expressa e implícita, e, ao final, dar-se um posicionamento acerca do sopesamento dos princípios envolvidos. A conclusão e importância prática se dará no âmbito dos processos criminais que envolvam medidas coercitivas que alcancem a liberdade do indivíduo, entendidas, como tais, aquelas penas que tenham um caráter privativo de liberdade.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

VIVEIROS, Murillo Chaves de. HABEAS CORPUS 126.192/SP: UMA ANÁLISE ACERCA DA (IN)CONSTITUCIONALIDADE DA DECISÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM FACE DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS ESTABELECIDOS... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29613-HABEAS-CORPUS-126192SP---UMA-ANALISE-ACERCA-DA-(IN)CONSTITUCIONALIDADE-DA-DECISAO-DO-SUPREMO-TRIBUNAL-FEDERAL-EM. Acesso em: 26/04/2024

Even3 Publicacoes