IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS TROPONINAS CARDÍACAS NA DETERMINAÇÃO PRECOCE DO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO. UMA REVISÃO DA LITERATURA.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS TROPONINAS CARDÍACAS NA DETERMINAÇÃO PRECOCE DO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO. UMA REVISÃO DA LITERATURA.
Autores
  • Maria Santa Silva Leal Ferreira
  • Mirelly Santos Silva
  • Makre Da Silva Bispo
  • Tatianny de Assis Freitas Souza
  • deborah maria landim zanforlin
  • Sergio Luiz da Rocha Gomes Filho
Modalidade
Artigo
Área temática
Farmácia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29612-IMPORTANCIA-DA-UTILIZACAO-DAS-TROPONINAS-CARDIACAS-NA-DETERMINACAO-PRECOCE-DO-INFARTO-AGUDO-DO-MIOCARDIO-UMA-REVI
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Infarto agudo do miocárdio, Troponinas, Biomarcadores cardíacos.
Resumo
A isquemia miocárdica grave, que ocorre nos casos de infarto agudo do miocárdio (IAM) ou em alguns pacientes com angina instável, resulta em injúria seguida pela liberação de constituintes celulares na corrente sanguínea. Inicialmente, o diagnóstico do IAM baseava-se na observância da mioglobina e CK-MB, mas desde as últimas décadas as troponinas cardíacas marcaram presença no cenário clínico em virtude de serem mais eficientes no diagnóstico de infarto agudo do miocárdio do que o CK-MB como biomarcadores cardíacos. Nesse resumo, será dada a atenção para a ação e importância no uso das troponinas cardíacas como forma de determinação precoce do IAM e sua especificidade em injuria celular cardíaca. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, por intermédio de artigos acadêmicos de revisão. Ao total foram analisados e comparados dados de seis artigos sobre a importância de biomarcadores com ênfase no uso da troponina para o diagnóstico de IAM. Para busca destes artigos foram utilizadas bases de dados como Scielo e Lilacs. Os descritores utilizados para tal pesquisa foram: Troponinas, biomarcadores e IAM. As cTnT e cTnI podem ser consideradas os biomarcadores padrão ouro para o diagnóstico de necrose miocárdica e avaliação de risco em pacientes com síndrome coronariana aguda por apresentar dentre tantas, maior cardioespecificidade, diminuindo os risco de resultados falso positivos. Ainda hoje, observa-se a utilização de marcadores como mioglobina e CK-MB para avaliação clínica, mas estes não apresentam boa especificidade, uma vez que observamos níveis elevados, por exemplo, para trauma da musculatura esquelética e na insuficiência renal. Após a elevação dos níveis de troponinas, a mesma se mantém elevada por mais tempo na corrente sanguínea podendo serem utilizadas para avaliação de riscos, característica não observadas para o demais marcadores. Ainda conta-se como característica vantajosa para as troponinas sua alta sensibilidade clínica. Recentemente, foi desenvolvido um teste que trabalha com cTn ultrassensível detectando a lesão cardíaca em até duas horas, o que foi um grande avanço para o diagnóstico precoce do IAM. Diante do exposto, as troponinas cardíacas constituem o marcador mais eficaz na utilização clínica para o diagnóstico do IAM, podendo detectar a lesão dentro de duas horas graças aos métodos ultrassensíveis. É necessário que esses métodos sejam mais conhecidos e aplicados em todos os centros de saúde e assim acarretando diminuição de mortes por IAM.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

FERREIRA, Maria Santa Silva Leal et al.. IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS TROPONINAS CARDÍACAS NA DETERMINAÇÃO PRECOCE DO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO. UMA REVISÃO DA LITERATURA... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29612-IMPORTANCIA-DA-UTILIZACAO-DAS-TROPONINAS-CARDIACAS-NA-DETERMINACAO-PRECOCE-DO-INFARTO-AGUDO-DO-MIOCARDIO-UMA-REVI. Acesso em: 18/04/2024

Even3 Publicacoes