UTILIZAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE PROGRAMAÇÃO RELACIONADAS AOS FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
UTILIZAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE PROGRAMAÇÃO RELACIONADAS AOS FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE
Autores
  • Augusto Cesar de Sousa Feitosa
  • Silvio Roberto Martins Amarante
Modalidade
Projeto Interdisciplinar
Área temática
Ciência da Computação
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29570-UTILIZACAO-DE-BOAS-PRATICAS-DE-PROGRAMACAO-RELACIONADAS-AOS-FUNDAMENTOS-DE-ENGENHARIA-DE-SOFTWARE
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Programação, Orientação a Objetos, Padrões, Encapsulamento.
Resumo
No mercado mundial é sabido que a tecnologia da informação atua como o principal recurso mantenedor da competitividade e da expansão dos negócios. Por conta desse fator a procura por softwares tem crescido exponencialmente e consigo a preocupação dos programadores em entregar um produto confiável e maduro que atenda essa demanda. Atualmente a maior parte das entregas de softwares não atendem completamente a requisição principal do cliente ocasionando descontentamento por parte do contratante e desgaste da equipe de desenvolvimento de software. O principal motivo que leva a ocorrência desse problema é a utilização de metodologias ultrapassadas de programação, muitas vezes heranças do conhecido modelo Cascata que tem seu foco na documentação do projeto. Buscando corrigir esse problema surgem as chamadas Metodologias Ágeis de programação, mudando o foco do projeto da documentação para a implementação, fazendo do projeto mais adaptável a mudanças e tornando assim o desenvolvimento mais dinâmico e menos suceptível a pressão para o desenvolvedor por parte dos clientes. Paralelo ao uso de metodologias ágeis, o uso de padrões de projeto é outro fator fundamental para elaboração de códigos de fácil reutilização e compreensão por outros programadores. O Padrão State, exemplificado neste trabalho, possibilita que um objeto mude o seu comportamento a medida que o seu estado interno sofra modificações. Em POO, Programação Orientada a Objetos, a grande parte dos padrões de projeto fazem uso de forma direta ou indireta dos chamados Princípios da POO, resumindo-se principalmente em coesão, acoplamento e encapsulamento; A união desses recursos proporciona ao programador e a equipe de desenvolvimento a capacidade de atender com eficiência todas as requisições do cliente. Para a escrita deste trabalho, foi realizada a fundamentação através de pesquisas bibliográficas em livros do campo da tecnologia da informação que abordam princípios da orientação a objetos, melhores práticas de programação e padrões de projeto, buscando assim criar uma base consolidada de conhecimento e respaldo aos argumentos. Como resultados, tome como exemplo uma equipe de software com a responsabilidade de criar um software de médio porte repleto de objetos metamórficos, ou seja, que mudam constantemente de estado. A utilização de metodologias ágeis ajudará na interação e organização da equipe fazendo com que a cada entrega uma resposta rápida ao problema seja dada ao cliente. A utilização do Padrão State excluirá o trabalho massante, eliminando o uso de condicionais e trazendo ao objeto maior versatilidade na mudança de estado. Esses recursos atrelados aos princípios de coesão, acoplamento, encapsulamento e outros padrões trarão ao produto final maior legibilidade, reusabilidade, adequação e uma solução mais eficaz ao problema recorrente. Dessa forma, percebe-se que a proporção em que a evolução tecnológica ocorre novos recursos computacionais são desenvolvidos e novas técnicas de programação surgem desafiando a comunidade de tecnologia a continuar evoluindo e adequando-se a esse novo ambiente. Cabe aos profissionais manter essa evolução adequada aos padrões e princípios para assim continuar mantendo os resultados positivos.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

FEITOSA, Augusto Cesar de Sousa; AMARANTE, Silvio Roberto Martins. UTILIZAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE PROGRAMAÇÃO RELACIONADAS AOS FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29570-UTILIZACAO-DE-BOAS-PRATICAS-DE-PROGRAMACAO-RELACIONADAS-AOS-FUNDAMENTOS-DE-ENGENHARIA-DE-SOFTWARE. Acesso em: 19/04/2024

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