O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO O APELO RACIONAL E EMOCIONAL NA PROPAGANDA

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade DeVry | Martha Falcão
Título do Trabalho
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO O APELO RACIONAL E EMOCIONAL NA PROPAGANDA
Autores
  • Amanda da Costa Silva
  • Milton Pereira Benaion Neto
  • LILIANA RODRIGUES DA SILVA
Modalidade
Artigo
Área temática
Publicidade e Propaganda
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29569-O-COMPORTAMENTO-DO-CONSUMIDOR-EM-RELACAO-O-APELO-RACIONAL-E-EMOCIONAL-NA-PROPAGANDA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Consumidor, comunicação, propaganda.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo de estudo uma análise no comportamento do consumidor em relação o apelo racional e emocional nos discursos publicitários. Não é de hoje que a emoção entra em combate com razão e vem deixando o ser humano meio balançado por ambos, vivendo esse grande duelo no decorrer dos dias são fenômenos diferentes e que a nossa complexidade é termos exatamente estas duas dentro de nós. A emoção é algo que nos faz agir por impulso, pensando exclusivamente no bem estar, na alegria momentânea. Esta mesma emoção nos faz chorar, sorrir, enfim, é o sentimento que aflora sem que sejamos racionais. Por outro lado temos a razão. Agir com a razão é pensar no amanhã, nas consequências de uma decisão. A razão nos coloca um freio e diz: ”É melhor arriscar com cautela e medir as consequências dos seus atos”. Sabemos que para cada objetivo de comunicação existe uma campanha que pode ser com uma mensagem objetiva, com a veracidade das informações ou também por uma mensagem mais suave para conquistar o leitor, bem mais sutil. A publicidade exerce uma ampla e profunda influência sobre os consumidores em diversos aspectos como cultural, social, pessoal e psicológico. A dinâmica do comportamento do consumidor evidencia-se através de ações emocionais e racionais que antecedem e conduzem a compra de produtos e serviços. A propaganda é a principal ferramenta de comunicação entre fornecedor e consumidor desta forma, é imprescindível que esteja claro para todos qual é o alvo da comunicação em cada campanha publicitária tendo em vista o comportamento do consumidor que sempre estará ligado a influências de diversos fatores que irá levar ao ato da compra. Saber como pensa um consumidor é de suma importância, pois estamos vivenciando um mundo cada vez mais competitivo pela atenção do consumidor e muito mais para torna-los clientes fiéis. O método utilizado no artigo, foi com base em duas pesquisas uma realizada pela ABAP feita pelo Ibobe Inteligência e a outra da Millward Brown que é uma empresa de pesquisa líder e global, especializada em pesquisas de propaganda, comunicações de marketing e mídia. E nelas mostra como o consumidor brasileiro avalia a propaganda.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Amanda da Costa; NETO, Milton Pereira Benaion; SILVA, LILIANA RODRIGUES DA. O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO O APELO RACIONAL E EMOCIONAL NA PROPAGANDA.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29569-O-COMPORTAMENTO-DO-CONSUMIDOR-EM-RELACAO-O-APELO-RACIONAL-E-EMOCIONAL-NA-PROPAGANDA. Acesso em: 25/04/2024

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