A MENSURAÇÃO DA PERSONALIDADE A PARTIR DE JOGOS ONLINE

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade DeVry | Martha Falcão
Título do Trabalho
A MENSURAÇÃO DA PERSONALIDADE A PARTIR DE JOGOS ONLINE
Autores
  • Izabela DAngelo da Silva Freitas
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29542-A-MENSURACAO-DA-PERSONALIDADE-A-PARTIR-DE-JOGOS-ONLINE
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Personalidade, Cinco Grandes Fatores, Video Game, Avaliação, Internet
Resumo
Video games tem sido objeto de estudo da psicologia, no entanto o foco da literatura é voltado para o debate de comportamentos de violência entre jogadores. Pesquisas sobre a interação entre personalidade e video games ainda são escassas. A avaliação da personalidade é, tradicionalmente, realizada em ambientes controlados, com propósitos clínicos ou de pesquisa. O indivíduo, neste contexto, acaba por apresentar certas distorções (desejabilidade social) ao responder os instrumentos, com a tendência de moldar suas respostas de acordo com o que acha socialmente aceitável. A presença de automonitoramento em ambientes virtuais tende a diminuir devido ao potencial anonimato oferecido na rede. O indivíduo, assim, percebe-se sem uma referência social para o seu comportamento, consequentemente passa a se expressar mais livremente. Entre os modelos de personalidade comumente utilizados em avaliação, encontra-se o modelo dos cinco grandes fatores, que pressupõe como traços da personalidade os seguintes fatores: extroversão, neuroticismo, socialização, realização e abertura. Os traços de personalidade são, frequentemente, associados a liderança, comportamentos preditivos no trabalho e de risco, entre outros. O presente estudo é uma pesquisa teórica quantitativa, no qual está sendo realizada revisão sistemática de estudos publicados em periódicos, nacionais e internacionais, de psicologia, tais como: Scielo, Paidea, Avaliação Psicológica, Elsevier, PsycInfo. Em tal revisão busca-se identificar estudos de personalidade associados com o uso da Internet, com o intuito de analisar a viabilidade de uma futura construção de um instrumento de personalidade neste âmbito. Uma Matriz de Especificação entre os traços da Bateria Fatorial de Personalidade e das características encontradas nas raças, classes e profissões de personagem do jogo World of Warcraft; e outra matriz, de mesmo propósito do jogo The Sims está sendo desenvolvida com esta finalidade. Ainda que se encontre em fase de revisão de literatura e análise de dados, os estudos encontrados sobre personalidade e video game tem seu foco em comportamentos agressivos dos jogadores. Pesquisas sobre motivação, representatividade e estilo de jogo também foram encontradas. No entanto, evidencia-se a escassa produção de estudos na área de jogos virtuais e personalidade. Em âmbito nacional ainda não foram encontrados estudos relevantes sobre o assunto. Portanto, partindo do pressuposto de que a expressão da personalidade em ambientes virtuais está relacionada a novas formas de subjetivação e ao decréscimo de automonitoramento, ressalta-se a importância de estudos referentes à problemática com o intuito viabilizar a construção de instrumentos psicológicos para a avaliação da personalidade no âmbito virtual.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

FREITAS, Izabela DAngelo da Silva. A MENSURAÇÃO DA PERSONALIDADE A PARTIR DE JOGOS ONLINE.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29542-A-MENSURACAO-DA-PERSONALIDADE-A-PARTIR-DE-JOGOS-ONLINE. Acesso em: 19/03/2024

Even3 Publicacoes