APLICAÇÃO DO ARCO DE MAGUEREZ NO ENSINO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

DOI
10.29327/13455.7-5
Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
APLICAÇÃO DO ARCO DE MAGUEREZ NO ENSINO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Wendyza Priscyla de Carvalho Vasconcelos
  • Maria Evanily Campos
  • Gidelson Gabriel Gomes
  • Gésica Kelly da Silva Oliveira
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29522-APLICACAO-DO-ARCO-DE-MAGUEREZ-NO-ENSINO-EM-ENFERMAGEM--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Aprendizagem Ativa; Enfermagem; Educação Superior.
Resumo
Introdução: O processo de ensino-aprendizagem vem sofrendo mudanças ao longo dos anos. Os métodos conservadores, que baseavam-se na transferência de saberes de forma hierárquica de docentes para discentes abrem espaço para metodologias ativas da aprendizagem, cujo foco é o aluno como sujeito ativo e autônomo (MITRE, 2008). A metodologia ativa é uma concepção educativa que estimula processos de ensino-aprendizagem crítico-reflexivos, no qual o educando participa e se compromete com seu aprendizado. Dentre as metodologias ativas destaca-se o Arco de Maguerez, método que consiste na problematização de determinada situação através de etapas, visando sua resolutividade (LUCKESI,1991 e BORDENAVE,2007). Objetivo: Relatar a experiência da utilização do Arco de Maguerez na formação acadêmica de discentes de enfermagem durante o curso das disciplinas de Emergência e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por alunos do 6° período do curso de graduação em enfermagem do centro universitário UNIFAVIP/Devry durante o curso da disciplina de Assistência de Enfermagem em Emergência e UTI com a utilização do Arco de Maguerez como método ativo do processo de ensino-aprendizagem. Para contextualização da temática estudada, foi realizado uma revisão narrativa da literarura na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Resultados: Foi constatado através da utilização do Arco de Maguerez uma construção no processo educativo-reflexivo dos alunos, que contribui diretamente para obter a sensibilidade em identificar um problema e arguir acerca de suas soluções, bem como sua aplicação a partir da realidade vivenciada no âmbito da emergência (BORILLE et al.,2012). Também foi observado que a partir de sua utilização os discentes apresentaram maior perceptividade de possíveis problemas, bem como segurança e autonomia na busca de alternativas aplicáveis. Discussão: De acordo com Berbel (2011) o arco de Maguerez permite aos discentes, observarem a realidade, realizando uma leitura da situação e identificando um problema. Após essa análise associa seus achados a pontos chaves, permitindo, através da reflexão, que sintetizem aquilo que é necessário ser abordado, a partir de então, são elaboradas hipóteses de soluções que podem ser aplicadas a realidade observada (MITRE, 2008). Segundo Berbel (2011) a utilização do arco como metodologia do ensino na disciplina de emergência estimula o discente a desenvolver pensamento crítico, criativo, reflexivo, resolutivo, de tomada de decisão contribuindo diretamente para promover sua autonomia, tais instigações contemplam na formação discente as competências que são preconizadas na formação do enfermeiro segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de enfermagem (BRASIL, 2001). A aplicação dessa metodologia faz com que o aluno sinta-se corresponsável pela construção do conhecimento, além disso, desafia o discente a propor soluções, mediante a identificação de um problema, promovendo assim, o desenvolvimento de segurança e habilidades inerentes a profissão. Considerações finais: Podemos observar a importância da utilização desse método na formação profissional dos acadêmicos em enfermagem. O mesmo viabiliza o contato direto com a realidade do Sistema Único de Saúde, trabalhando o discente na perspectiva de identificar, elencar, analisar, apresentar soluções e aplicá-las. Percebe-se também a maior interação dos alunos com a disciplina a partir da introdução do arco no ensino.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

VASCONCELOS, Wendyza Priscyla de Carvalho et al.. APLICAÇÃO DO ARCO DE MAGUEREZ NO ENSINO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29522-APLICACAO-DO-ARCO-DE-MAGUEREZ-NO-ENSINO-EM-ENFERMAGEM--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 24/04/2024

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