EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DOS FATORES QUE INCIDEM NA EVASÃO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DOS FATORES QUE INCIDEM NA EVASÃO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO
Autores
  • Joab Fonseca
  • REBECA CAVALCANTE FONTGALLAND
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29518-EDUCACAO-PUBLICA-BRASILEIRA--UMA-ANALISE-DOS-FATORES-QUE-INCIDEM-NA-EVASAO-ESCOLAR-DO-ENSINO-MEDIO
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Evasão escolar no ensino médio, Educação pública brasileira, Motivação.
Resumo
O presente trabalho explana a respeito das leis que regulamentam e asseguram o direito à educação como direito fundamental na sociedade brasileira, como também as leis complementares que regulamentam a oferta de uma educação básica e superior de qualidade em todo o território nacional, objetivando investigar o fenômeno da evasão dos alunos de ensino médio em escolas públicas do Estado do Ceará, a partir de dados documentais sobre matrícula e abandono no último quinquênio (2010 - 2015). O trabalho também busca compreender os fatores motivacionais que implicam no abandono escolar a partir de uma revisão narrativa da literatura, propiciando uma reflexão acerca da relação aluno-escola, e do estudo de ações efetivas que reduzam os índices de evasão escolar. A Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 1988, conhecida popularmente como constituição cidadã em seu artigo 205, define a educação como um direito de todos e um dever do estado e da família, e assegura que esta seja promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (BRASIL, 1988). No entanto, é sabido que inúmeras são as mazelas na educação brasileira e vemos isso periodicamente na imprensa nacional. Circulam-se manchetes que expõem a dura realidade das escolas e centros educacionais, quanto às condições de ensino, capacitação dos professores e principalmente a estrutura das escolas, que muitas vezes são precárias e apresentam realidades de violação do direito constitucional de acesso à educação de qualidade. O problema da evasão é um dos grandes desafios enfrentados pela educação na atualidade, pois já é algo que se tornou intrínseco à história da educação escolar brasileira, tornando-se um fenômeno crônico e ainda demandando respostas e ações capazes de preveni-lo e combatê-lo. Os estudos pesquisados apontam que o principal motivo da evasão escolar no contexto do ensino médio é a desmotivação dos jovens, que consideram o ambiente escolar desinteressante. No contexto social atual, nota-se a necessidade de unir teoria e a prática cotidiana, pois muitas disciplinas, por não terem ligação e utilidade com a realidade dos alunos, acabam por se distanciar e se tornam de difícil compreensão, desmotivando e prejudicando a aprendizagem. A necessidade de trabalhar acaba sendo a segunda causa das respostas a dificuldade de permanecer no percurso escolar, pois com a carga horária de trabalho, não sobra ânimo e nem energia para que os alunos assistam às aulas. A metodologia de aprovação ou reprovação, que é uma das características das escolas, é o que agrava também a desistência. A evasão escolar geralmente ocorre no segundo semestre devido à situação de desapontamento causada pela possível reprovação, sendo assim, alguns alunos sentem-se coagidos por essa situação. Em síntese, este trabalho apresenta algumas contribuições sobre os fatores motivacionais que incidem na decisão do aluno de abandonar a escola, entre eles podemos citar a situação financeira familiar, a violência familiar e na comunidade, doença, falta de estrutura escolar física e simbólica, essa estrutura simbólica corresponde ao ambiente acolhedor, que propicie um sentimento de pertença por parte do aluno à comunidade escolar, além da falta de professores e de incentivo motivador por parte da família. À guisa de conclusão, observa-se a necessidade não apenas de uma melhor estrutura física nas escolas, ou de melhores salários e capacitação para os professores, mas de uma melhor estrutura de apoio e assistência. Neste sentido, tem-se a pretensão de que este estudo possa propor, em especial aos professores, uma busca por informações, a fim de auxiliá-los a compreender que os alunos, em sua maioria, carecem de muita atenção e de valorização de suas potencialidades.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

FONSECA, Joab; FONTGALLAND, REBECA CAVALCANTE. EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DOS FATORES QUE INCIDEM NA EVASÃO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29518-EDUCACAO-PUBLICA-BRASILEIRA--UMA-ANALISE-DOS-FATORES-QUE-INCIDEM-NA-EVASAO-ESCOLAR-DO-ENSINO-MEDIO. Acesso em: 23/04/2024

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