NOVA ABORDAGEM NO ENSINO DE ENGENHARIA: ENSINO VERSUS SOCIEDADE

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | FBV
Título do Trabalho
NOVA ABORDAGEM NO ENSINO DE ENGENHARIA: ENSINO VERSUS SOCIEDADE
Autores
  • Heberht Antonio Silva Dias
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Educação
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29487-NOVA-ABORDAGEM-NO-ENSINO-DE-ENGENHARIA--ENSINO-VERSUS-SOCIEDADE
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
ensino, engenharia, sociedade
Resumo
A preocupação com o ensino, e especificamente como o ensino de engenharia, vem aumentando no meio acadêmico devido às mudanças constantes da sociedade. Isso faz com que o engenheiro ao se formar e ingressar no mercado de trabalho tenha que ter soluções criativas e diferentes das já conhecidas. A hipótese preliminar desta pesquisa está relacionada com o descompasso entre “o que é oferecido” e “o que é solicitado” no âmbito da atuação profissional do engenheiro. Sabemos que o estudante de engenharia cursa disciplinas ligadas às ciências da engenharia com o intuito de desenvolver entusiasmo para enfrentar os possíveis problemas em aberto. Portanto, o ensino de engenharia, pensando nos problemas que o profissional recém-formado terá que resolver, vem promovendo diversas alterações ao longo do tempo a fim de proporcionar melhorias. Porém essas mudanças não foram suficientes nem são diretamente proporcionais às mudanças constantes da sociedade. Esse descompasso tem a tendência de perpetuar e com isso poderá haver uma diminuição na qualidade final obtida no processo de ensino-aprendizagem. Com base nisso, a pesquisa objetiva abordar os aspectos relativos à situação do ensino de engenharia e as novas exigências de atuação no cenário globalizado, que leva a criação de uma necessidade de pensar em um novo perfil qualificado para alcançar a competitividade, de modo que seja um profissional que tenha qualidade e seja produtivo. Para isso pretende-se desenvolver uma pesquisa bibliográfica com análise de dados para poder investigar o ensino de engenharia atual e entender como anda a base cultural de inovação tecnológica do Brasil. O referencial teórico deste trabalho está baseado com os estudos de BELHOT (1997), que mostra reflexões e propostas sobre o ensino de engenharia para o século XXI, explicando que nesta época de mudanças sociais, a tecnologia está exercendo um papel primordial no ensino; DEMO (1995), explicando sobre os desafios modernos da educação; MELLO, (1998) que mostra uma relação entre a cidadania e a competitividade com um olhar educacional. Com as obtenções dos resultados da pesquisa espera-se propor uma estrutura de referência que permita avaliar a qualidade de ensino de engenharia em seus vários aspectos e mostrar o que pode ser feito para melhorar qualitativamente.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

DIAS, Heberht Antonio Silva. NOVA ABORDAGEM NO ENSINO DE ENGENHARIA: ENSINO VERSUS SOCIEDADE.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29487-NOVA-ABORDAGEM-NO-ENSINO-DE-ENGENHARIA--ENSINO-VERSUS-SOCIEDADE. Acesso em: 26/04/2024

Even3 Publicacoes