A PRÁTICA LABORATORIAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
A PRÁTICA LABORATORIAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
  • GABRIEL SOARES PEREIRA
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Educação
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29480-A-PRATICA-LABORATORIAL-COMO-RECURSO-PEDAGOGICO-NO-ENSINO-DE-CIENCIAS-DA-NATUREZA-EM-TURMAS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Ciências da natureza, Práticas laboratoriais, Recursos pedagógicos, Experimentação científica, Prática pedagógica.
Resumo
O ensino das ciências da natureza em turmas do Ensino Fundamental da educação básica baseia-se na depreensão do universo científico, elucidado através da intrínseca relação existente entre as disciplinas que explicitam o universo, bem como o meio em que vivemos e a interação que desenvolvemos com este e as formas de vida que o partilham conosco. O profissional docente deste componente curricular enfrenta uma gama de empecilhos no exercício de sua didática, tendo em vista que a dicotomia entre teoria e prática os leva a uma tendência teórica, que garante o cumprimento da grade curricular, mas não a praticidade do conteúdo, tal situação dificulta a contextualização do conhecimento afastando os alunos da prática científica e limitando-os apenas ao teórico. Para realizar a desconstrução desta dicotomia, utilizamo-nos de um direcionamento prático de experimentação científica, embasando-nos através de uma contextualização dos conteúdos de nossa grade curricular sob a luz de recursos pedagógicos desenvolvidos no laboratório de ciências, tais práticas nos levarão a um caminhar fascinante junto a nossos alunos pelas veredas das ciências naturais, desenvolvendo um olhar científico criticista destes estudantes voltados a compreender o mundo que os cerca. Os recursos midiáticos, lúdicos e tecnológicos fomentarão nossas práticas, subsidiando-nos com o necessário para o desenvolvimento destas atividades, nos dias atuais a informação que necessitamos para o exercício de uma prática pedagógica envolvente está a apenas um clique, que nos premiará com a satisfação do discente. Após a aplicação destes recursos, constatamos uma melhor receptividade ao teórico, de forma que o anseio pelo próximo conteúdo encontre-se latente, não somente para cumprir as exigências de uma avaliação interna ou externa, mas sim para sanar a curiosidade que exista na mente da criança ou adolescente, visualizamos também um desejo pelo próximo experimento ou contextualização, entretanto deve-se manter cautela quanto a estas práticas, pois, não deverão ocorrer ao acaso, ou sem preparo prévio, esta deverá ser executada como potencializadora do saber, devemos portanto considerar que a demasia levará a uma banalização da atividade e o despreparo irá encaminhar a aula para uma desordem e descontrole do docente quanto as etapas da ação, desencadeando comumente uma frustração profissional. Conclui-se que o desenvolvimento de práticas laboratoriais como recurso pedagógico para o ensino de ciências da natureza, se realizado de forma sistemática, poderá contribuir grandiosamente para o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando ao docente a desconstrução de uma visão aversiva do estudante a este valoroso componente curricular, portanto, caberá ao professor optar por esta prática na construção de sua didática, asserindo conhecimento prévio que o subsidiará quanto ao desenvolvimento de suas ações.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

PEREIRA, GABRIEL SOARES. A PRÁTICA LABORATORIAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29480-A-PRATICA-LABORATORIAL-COMO-RECURSO-PEDAGOGICO-NO-ENSINO-DE-CIENCIAS-DA-NATUREZA-EM-TURMAS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL. Acesso em: 18/04/2024

Even3 Publicacoes