SEXULIADADE OCULTADA EM SAÚDE MENTAL: ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM E DA PSICOLOGIA EM UMA INTERNAÇÃO PSIQUIÁTRICA FEMININA NO MUNICÍPIO DE SALVADOR-BA.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade DeVry | Ruy Barbosa (Campus Rio Vermelho)
Título do Trabalho
SEXULIADADE OCULTADA EM SAÚDE MENTAL: ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM E DA PSICOLOGIA EM UMA INTERNAÇÃO PSIQUIÁTRICA FEMININA NO MUNICÍPIO DE SALVADOR-BA.
Autores
  • luciene figueiredo
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29477-SEXULIADADE-OCULTADA-EM-SAUDE-MENTAL--ATUACAO-DA-ENFERMAGEM-E-DA-PSICOLOGIA-EM-UMA-INTERNACAO-PSIQUIATRICA-FEMININ
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Loucura, Sexualidade, Cuidado, Acolhimento.
Resumo
Esta investigação resulta de uma de pesquisa ‘sexualidade e saúde mental’ em torno de temas contemporâneos com interfaces entre elementos críticos da Enfermagem e da Psicologia no cenário que escrutina família, loucura e sexualidade. A família é tomada como dispositivo cultural constante nas sociedades humanas. Procedeu-se a investigação a partir da análise das condições históricas que propiciaram a passagem da loucura à categoria de doença mental, sendo a fonte de sustentação teórica a obra de Foucault (2006, 2008, 2009). Na seqüência foram, cotejados os elementos do debate da literatura acerca da negação e do silenciamento da sexualidade feminina, focando o problema em hospitais e contextos psiquiátricos, nos quais as manifestações do desejo sexual de mulheres aprisionadas pelo diagnóstico de loucura parecem revelar uma espécie de intensidade nas medidas de exclusão: mulheres loucas são duplamente silenciadas, exatamente por serem loucas e serem dadas às “coisas do sexo”. Donde a questão: mulher, louca e fêmea excitada: como reage a esse tripé o arsenal montado no âmbito do hospital psiquiátrico? Sendo objetivo geral desta pesquisa: Compreender as tênues relações entre sexualidade, loucura, acolhimento e cuidado sob internamento e as manifestações de sexualidade pelo padecente de transtorno mental; e objetivo especifico; Analisar as percepções da sexualidade de portadores de doença mental pelo discurso da equipe de “acolhimento e cuidado” (Psicologia e Enfermagem). O aporte teórico basilar estabeleceu-se em Foucault (2006, [1961]2008, [1988]2009) e como garimpo de argumentos o coletivo de autores, tais como: Cunha (1986); Giffin (1994); Highwater (1992); Miranda (1996, 2002); Miranda e Furegato (2008, 2013); Maingueneau (1984); Jodelet (2005); Figueiredo (2012); Figueiredo e Menezes (2013) dentre outros autores. O norte metodológico desta averiguação é suportado na revisão de literatura, que utiliza o cotejamento de certas teses com as quais Foucault tece criticas à psiquiatria e ao seu arsenal de propostas terapêuticas com ênfase na estigmatização da louca-doente mental e a negação da sua sexualidade. Ressalta-se que a investigação qualitativa em saúde foi eleita graças às adequação e pertinência no procedimento metodológico sobre o tema. Posto a complexidade que permeia o cenário da saúde mental cobra olhares cruzados, cooperativos, que favoreçam ao cotejamento de certas proposições que diagnosticam a situação em que se inscreve a família possuidora de um dos seus membros na condição de padecente de transtorno mental.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

FIGUEIREDO, luciene. SEXULIADADE OCULTADA EM SAÚDE MENTAL: ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM E DA PSICOLOGIA EM UMA INTERNAÇÃO PSIQUIÁTRICA FEMININA NO MUNICÍPIO DE SALVADOR-BA... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29477-SEXULIADADE-OCULTADA-EM-SAUDE-MENTAL--ATUACAO-DA-ENFERMAGEM-E-DA-PSICOLOGIA-EM-UMA-INTERNACAO-PSIQUIATRICA-FEMININ. Acesso em: 25/04/2024

Even3 Publicacoes