MONITORIA ACADÊMICA EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
MONITORIA ACADÊMICA EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autores
  • Alexsander Wilkard Monte Sales de Barros
  • Ludimyla Gonçalves da Silva
  • José frede de melo
  • Daisy Lira Araújo
  • Marcelo dos santos bezerra
  • RENATA GIZELLE DA SILVA
Modalidade
Artigo
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29465-MONITORIA-ACADEMICA-EM-ENFERMAGEM--UMA-REVISAO-DE-LITERATURA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Educação em Enfermagem, Programas de Graduação em Enfermagem, Ensino, Metodologia.
Resumo
INTRODUÇÃO: O programa de monitoria de enfermagem é um serviço institucional que serve para auxiliar os discentes a desenvolver melhor os conteúdos vistos em aula, bem como para esclarecimentos de dúvidas (HAAG et al, 2008). A partir da experiência vivenciada enquanto discentes no programa, surgiu a curiosidade de uma revisão da literatura sobre o programa de monitoria e suas contribuições na formação acadêmico-profissional. Para tanto, buscou-se subsídios para conhecer as propostas do programa de monitoria na graduação e compreender os desafios e fragilidades desta atividade. Vale salientar que existem poucas pesquisas relacionadas ao tema, aumentando a relevância deste trabalho para o meio acadêmico, contribuindo para formação de profissionais mais capacitados. OBJETIVO: Revisar a literatura sobre a contribuição do programa de monitoria para a formação acadêmico-profissional em enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão da literatura. A busca de periódicos ocorreu de agosto a dezembro de 2015, através dos bancos de dados da Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Google Acadêmico (Scholar) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), os periódicos encontrados foram analisados e discutidos e a partir disso foi elaborado as proposições e discussão relativas à temática do estudo. PROPOSIÇÕES E DISCUSSÃO: A lei nº 9394/96 no Art. 84 reforça que os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos. De tal maneira o programa nas Instituições de Ensino Superior (IES) tem se desenvolvido com um foco didático e torna um pré-requisito para seleção a afinidade do aluno com a disciplina de escolha, o rendimento acadêmico acima da média e o interesse pela carreira de docência. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) da graduação em enfermagem rezam que o curso deverá conter aspectos complementares à formação de perfil, habilidades motoras, competências e conteúdos com articulação integral entre o ensino, a pesquisa e a extensão, também instituindo que independente de licenciatura a graduação deverá fornecer capacitação pedagógica aos formandos. Assim sendo, o programa de ensino e monitoria da formação superior impacta sobre a formação dos discentes, permitindo-lhes construir uma atividade plena que os ajuda a expansão de saberes pedagógicos produzidos durante sua formação, bem como da engenhosidade, da investigação, da auto expressão, do raciocínio lógico, do entendimento e da sensibilidade didático-pedagógica na relação com seus colegas de formação. Por outro lado, a fragilidade da integralidade da metodologia educativa, da articulação teoria-prática e da integração curricular vem a afetar diretamente o desenvolvimento das habilidades inerentes a profissão, causando apenas desenvoltura em algumas habilidades e aptidões. Porém, os acadêmicos conseguirão com as práticas abordadas no programa, expressar uma diminuição de ansiedade, medo e esclarecimento das dúvidas com relação ao conteúdo revisado nas aulas de monitoria. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo nos mostra a magnitude do programa de monitoria acadêmica na graduação em enfermagem. A monitoria impacta tanto na relação interpessoal e conhecimentos teóricos quanto em habilidades motoras inerentes a profissão. De tal modo a pesquisa contribui para futuros pesquisadores na área, bem como IES vista como um feedback a respeito da qualidade, eficácia e desenvolvimento das ações do programa, o que agrega também para melhorias e possíveis adequações das graduações e ensino.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

BARROS, Alexsander Wilkard Monte Sales de et al.. MONITORIA ACADÊMICA EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29465-MONITORIA-ACADEMICA-EM-ENFERMAGEM--UMA-REVISAO-DE-LITERATURA. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

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