PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE CONVERGÊNCIA: AS MÍDIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS, UMA REVISÃO DE LITERATURA

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE CONVERGÊNCIA: AS MÍDIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS, UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autores
  • Renata Florêncio de Vasconcelos
  • Tenaflae da Silva Lordêlo
Modalidade
Artigo
Área temática
Jornalismo
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29454-PRATICAS-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM-EM-CONTEXTO-DE-CONVERGENCIA--AS-MIDIAS-DIGITAIS-NAS-ESCOLAS-UMA-REVISAO-DE-LITERA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Comunicação, Tecnologia, Educação
Resumo
O presente artigo tem como preocupação central compreender as práticas de ensino e aprendizagem em escolas de ensino básico e fundamental, em contexto de convergência, considerando os principais autores da comunicação, tecnologia e educação. Nesta abordagem, apresenta-se o argumento de adoção positiva de smartphone em que nos primeiros dezesseis anos deste século, as práticas educacionais vêm se reconfigurando por meio das mídias digitais. Em que as tradicionais metodologias de ensino e aprendizagem ainda não estão estruturadas para o uso adequado dos smartphones nas salas de aula. Para fundamentar essa abordagem foi realizado um levantamento teórico das referências clássicas e contemporâneas que trabalham com a questão de comunicação, tecnológica e educação na teoria da comunicação e estudos de tecnologia e educação, a prática pedagógica por meio de recursos digitais e smartphones como instrumento de construção do saber. O levantamento téorico contribuirá para a pesquisa, da seguinte forma: a) fundamentar a compreensão sobre mídias digitais (smartphones), letramento digital, blended learning, flipped classroom e processos de ensino e aprendizagem a partir da teoria da comunicação e dos estudos de tecnologia e educação. Nos últimos anos, os estudos e publicações, relacionados à NTIC’s aplicadas às práticas pedagógicas visam identificar e compreender as possibilidades de adoção das infra-estruturas tecnológicas nas atividades sociais, instituições educacionais, e a necessidade de incrementar as práticas pedagógicas de forma ativa, interativa, humanizada e colaborativa na construção do saber. Desta maneira o estudo sobre as práticas de ensino e aprendizagem em contexto de convergência, com especial atenção as adoções de recursos digitais de interação aluno-professor, por meio de smartphones, veem necessitando de um recorte temático específico para conferir consistência ao problema proposto e ao esforço em se encaminhar soluções para algumas questões. De forma a colaborar com a ampliação da literatura e as práticas em torno da aplicação das NTIC’s nos processos pedagógicos em ensino fundamental, abrindo caminhos para uma qualificada e eficaz aplicação de NTIC’s, nos processos de ensino e aprendizagem nas escolas. O artigo considera a perspectivas de alguns autores tais como: PIAGET (1993), LÉVY ( 2004), XAVIER (2005), LEMOS (2008), MANOVICH (2011), WILLIAMS (2011) e JENKINS (2010).
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

VASCONCELOS, Renata Florêncio de; LORDÊLO, Tenaflae da Silva. PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE CONVERGÊNCIA: AS MÍDIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS, UMA REVISÃO DE LITERATURA.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29454-PRATICAS-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM-EM-CONTEXTO-DE-CONVERGENCIA--AS-MIDIAS-DIGITAIS-NAS-ESCOLAS-UMA-REVISAO-DE-LITERA. Acesso em: 24/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes