CICLO PDCA: ANÁLISE DO CICLO PDCA EM CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO LOGISTICOS

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade DeVry João Pessoa
Título do Trabalho
CICLO PDCA: ANÁLISE DO CICLO PDCA EM CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO LOGISTICOS
Autores
  • Williana de Souza Costa
  • Manoel Pereira da Silva Filho
  • Madson da Silva Coelho
  • Bruno Jorge Cassiano de Oliveira
  • Marcelino Alves Chagas
  • Ivaldo Paredes da Silva
Modalidade
Artigo
Área temática
Logística
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29432-CICLO-PDCA--ANALISE-DO-CICLO-PDCA-EM-CENTROS-DE-DISTRIBUICAO-LOGISTICOS
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
PDCA. Ferramentas da Qualidade. Melhoria.
Resumo
O controle da qualidade teve sua origem na década de 30 nos Estados Unidos da América, quando o Dr. Walter A. Shewhart propôs o uso de gráficos de controles para análises dos dados resultantes de inspeções de qualidade, fazendo com que o procedimento de inspeção não apenas buscasse a detecção e correção de produtos defeituosos, mas se transformasse em um processo de estudo e análise a fim de prevenir os problemas relacionados à qualidade de modo a impedir que produtos defeituosos fossem produzidos. No entanto, o grande momento do controle da qualidade surgiu com a Segunda Guerra Mundial diante da necessidade das empresas americanas produzir equipamentos militares de boa qualidade, em grande quantidade e a preços baixos. O controle da qualidade consiste em várias ações que buscam solucionar os problemas que resultam em produtos defeituosos como: as rotas de inspeção nos processos, registro e coleta de dados relativos a não conformidades, análises e propostas de melhorias que venham contribuir para o alcance das metas. Segundo Ishikawa (1989, 1993), “praticar um bom controle da qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que seja mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor”. De acordo com Ishikawa, só é possível à organização atingir o objetivo dessa prática de bom controle se todos estiverem comprometidos com a qualidade e trabalharem em equipe. O ciclo PDCA é umas das ferramentas da qualidade que buscam melhorar os resultados ajudando a encontrar as causas que originam um problema e movimentar uma ação eficaz para sua solução. Esse método de análise indica a maneira como uma ação deve ser realizada e o que deve ser seguido para que as metas sejam alcançadas. Na utilização do método PDCA muitas ferramentas de melhoria contínua serão utilizadas para possibilitar o desenvolvimento das etapas que envolvem o ciclo. Este trabalho tem como objetivo: realizar um estudo sobre as vantagens na melhoria de processos, projetos e Produtos, utilizando o Ciclo PDCA, também chamado de Ciclo Deming ou Ciclo de Shewhart, em centros de distribuição logísticos. Com isso, demostrando a importância da utilização da ferramenta PDCA em centros de distribuição para localização de problemas nos processos. Logo após, estabelecer planos de ações e os colocar em prática. Promovendo assim a melhoria contínua por meio das quatro ações do ciclo PDCA: planejar, fazer, checar e agir. A qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos clientes são fatores extremamente importantes e decisivos para as empresas. Por isso, os problemas que afetam e comprometem a qualidade dos serviços devem receber um tratamento especial. O tema desse trabalho – PDCA - trata o aspecto da utilização de um método e ferramentas como controle de um problema, visando a melhoria do mesmo. Hoje em dia, muitas empresas não são bem-sucedidas ou perdem em eficiência e produtividade se distanciando cada vez mais do mercado por falharem no tratamento de seus problemas, daí a relevância do tema. O uso sistemático do método PDCA é utilizado na análise de problemas, na manutenção e melhoria de resultados. A metodologia que foi empregada no desenvolvimento desse trabalho consistiu em apresentar uma exposição teórica sobre os assuntos abordados, incluindo um histórico e conceituação das técnicas e ferramentas utilizadas e como esses conhecimentos foram aplicados em uma situação real na busca de melhoria de um processo logístico. O objetivo principal com a utilização dessa metodologia foi o de mostrar as etapas da técnica do PDCA, na solução de um problema real, a saber: • Identificação do Problema; • Análise do Processo (Levantamento das Causas Geradoras); • Plano de Ação; • Execução e • Verificação dos Resultados.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

COSTA, Williana de Souza et al.. CICLO PDCA: ANÁLISE DO CICLO PDCA EM CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO LOGISTICOS.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29432-CICLO-PDCA--ANALISE-DO-CICLO-PDCA-EM-CENTROS-DE-DISTRIBUICAO-LOGISTICOS. Acesso em: 26/04/2024

Even3 Publicacoes