FALSIFICAÇÕES NO MERCADO INFORMAL EUROPEU

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
FALSIFICAÇÕES NO MERCADO INFORMAL EUROPEU
Autores
  • Humberto Pinheiro Lopes
  • cynthia de Holanda Sousa Matos
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Design de Moda
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29389-FALSIFICACOES-NO-MERCADO-INFORMAL-EUROPEU
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
falsificação, cópia, abordagem qualitativa, mercado informal
Resumo
Este relato parte dum projeto em andamento vinculado ao curso de doutorado em Estudos Contemporâneos, desenvolvido no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20 (CEIS20) da Universidade de Coimbra (UC). O projeto tem como objetivo central avaliar como, em que medida e com quais implicações a comercialização de produtos falsificados em mercados informais europeus ocorre mediante a criminalização corroborada pela lei e por uma censura social revelada pela cultura. Trata-se duma investigação de abordagem qualitativa que compreende observar tal comercialização na amostra de cidades elegidas no estudo: Coimbra, Barcelos, Guimarães, Barcelona, Paris, Roma, Milão e Veneza. O estudo empírico tem se desenvolvido a partir do uso de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Utilizamos técnicas variadas para coletar os dados: cada capítulo da tese pode apresentar uma concentração de uma técnica (as narrativas autobiográficas, os documentos legislativos, as observações de campo – anotações com diário de campo e registros imagéticos com máquina fotográfica – e as entrevistas abertas e semiestruturadas). Entretanto, isso não impede que quaisquer das técnicas possam surgir em outra parte da tese. Para o planejamento em curso, a tese se compõe por seis capítulos que reúnem as seguintes ideias: os dois primeiros estabelecem um diálogo entre autores, ao determinar as bases bibliográficas; o terceiro indica a metodologia aplicada, bem como faz uma apresentação dos espaços analisados; enquanto o quarto, o quinto e o sexto resgatam a pesquisa documental e a de campo. Os três últimos capítulos aludem respectivamente aos seguintes temas: mercado informal, legislações europeia e portuguesa e marcas falsificadas. Até o momento, temos dois capítulos finalizados: o primeiro é intitulado de “A vingança das cópias”, enquanto o segundo é denominado de “A ameaça às cópias”. Estes capítulos têm um adensamento sobre a pesquisa bibliográfica, reunindo as questões que antecedem a análise da pesquisa de campo e ambos se referem de forma respectiva à prática e à difusão da cópia e aos direitos de propriedade intelectual. Com base nos temas trabalhados nos capítulos, percebemos uma posição negativa dirigida aos sentidos ofertados à prática da cópia, estendendo-se à noção atribuída aos produtos falsificados. Além disso, a influência dos governos e das grandes corporações de moda nos diversos setores da vida social concentram esforços em fazer reconhecer a marginalização dos produtos imitados de marcas de valor simbólico no mercado financeiro. Os produtos falsificados resistem às sanções que lhe são impostas, relegando-os a espaços marginalizados, ao dificultar sua circulação. Resistem porque ainda há quem os compre.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

LOPES, Humberto Pinheiro; MATOS, cynthia de Holanda Sousa. FALSIFICAÇÕES NO MERCADO INFORMAL EUROPEU.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29389-FALSIFICACOES-NO-MERCADO-INFORMAL-EUROPEU. Acesso em: 29/03/2024

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