BUSINESS INTELLIGENCE COMO FERRAMENTA DE SUPORTE A DECISÃO EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
BUSINESS INTELLIGENCE COMO FERRAMENTA DE SUPORTE A DECISÃO EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS
Autores
  • Luana Lima Freitas
  • Herleson Paiva Pontes
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Sistemas de Informação
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29387-BUSINESS-INTELLIGENCE-COMO-FERRAMENTA-DE-SUPORTE-A-DECISAO-EM-ORGANIZACOES-PUBLICAS-E-PRIVADAS
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Business Intelligence. Informação. Tomada de decisão.
Resumo
Os sistemas de informação geram diariamente um grande volume de dados que são fundamentas para o processo de decisão gerencial de qualquer empresa, entretanto, manter esses dados armazenados não é o suficiente, os gestores têm que conseguir retira da base de dados todas as informações relevantes para o negócio, para que assim possam tomar as decisões adequadas para o crescimento da empresa. Só que isso nem sempre acontece, muitas informações chegam atrasadas, às vezes, são imprecisas e não são compartilhadas por todos (TURBAN, SHARDA, ARONSON, KING, 2009). Retirara essas informações não é tão simples, pois exige a aquisição, o processamento e a análise de grandes quantidades de dados, provenientes de fontes diferentes e dispersas pela organização. E foi com o intuito de tratar esse problema que surgiu o conceito de Business Intelligence (BI), com maior amplitude para gestão estratégica, estes sistemas tem um importante apoio para o processo de tomada de decisão (COSTA, SANTOS, 2012). Em um mundo cada vez mais competitivo, o sucesso ou fracasso das empresas depende da velocidade e da qualidade com que as informações chegam às mãos dos gestores (SANTOS, MARTIN, 2013) e por isso a utilização de sistemas como o Business Intelligence se tornou fundamental para as organizações. O seu principal objetivo é auxiliar na coleta, análise e compreensão dos dados, de forma a extrair as informações necessária para o suporte a tomada de decisão (BERTOLINI, CHIAPPIN, MAYOLO, ARRIGO, BARCELLOS, DIAS, 2015). COSTA e SANTOS (2012), explicam que o Business Intelligence pode atuar tanto a nível operacional, tático e estratégico dentro de uma organização. A um nível estratégico, se torna possível a definição de metas e objetivos, assim como seu respectivo acompanhamento. A um nível tático permite otimizar ações futuras e modificar aspetos organizacionais, a fim de ajudar a alcançar os seus objetivos estratégicos de uma forma mais eficaz. E por último, a um nível operacional os sistemas de Business Intelligence são utilizados para executar análises ad hoc e responder a questões relacionadas com operações das atividades da organização. São inúmeras as áreas de aplicação que podem tirar proveito das vantagens da implementação de um sistema de Business Intelligence, e para mostrar isso está pesquisa tem como objetivo identificar o real impacto que uma solução de Business Intelligence (BI) pode causar dentro de uma organização e no processo de tomada de decisão de seus gestores, através da criação e implementação deste sistema em três organizações. Esta pesquisa se configura numa pesquisa qualitativa feita através de um estudo de caso, dividido em cinco estágios. No primeiro é feito um plano sobre os objetivos, motivação e a estruturação dos demais estágios deste projeto. O segundo é o levantamento de trabalhos já publicados referentes a este tema nos últimos cinco anos, com o objetivo de situar nossa pesquisa sobre o que tem de mais novo sobre o assunto. Uma revisão bibliográfica é realizada no terceiro momento, abordando os conceitos teóricos e fundamentos relevantes para a pesquisa realizada. No quarto estágio, o levantamento de requisitos das duas organizações que farão parte da pesquisa é realizado, além da modelagem e implantação da solução de Business Intelligence. No último estágio, são apresentados os resultados do uso desta tecnologia a partir da avaliação dos gestores em relação a solução que foi proposta a eles.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

FREITAS, Luana Lima; PONTES, Herleson Paiva. BUSINESS INTELLIGENCE COMO FERRAMENTA DE SUPORTE A DECISÃO EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29387-BUSINESS-INTELLIGENCE-COMO-FERRAMENTA-DE-SUPORTE-A-DECISAO-EM-ORGANIZACOES-PUBLICAS-E-PRIVADAS. Acesso em: 24/04/2024

Even3 Publicacoes