CONSULTORIA E SUCESSO PROFISSIONAL: A RELAÇÃO ENTRE COMUNICAÇÃO, CONFIANÇA E CONHECIMENTO

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | FBV
Título do Trabalho
CONSULTORIA E SUCESSO PROFISSIONAL: A RELAÇÃO ENTRE COMUNICAÇÃO, CONFIANÇA E CONHECIMENTO
Autores
  • Vera Lúcia da Conceição Neto
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Administração
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29381-CONSULTORIA-E-SUCESSO-PROFISSIONAL--A-RELACAO-ENTRE-COMUNICACAO-CONFIANCA-E-CONHECIMENTO
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Consultoria. Sucesso profissional. Comunicação. Confiança. Conhecimento.
Resumo
O estudo analisou o processo de consultoria e o sucesso profissional, associando a comunicação, a confiança e o conhecimento. A consultoria organizacional é um serviço prestado por uma pessoa ou grupo de pessoas independentes e qualificadas que visam à identificação e a investigação de problemas relacionados com a política, organização, procedimentos e métodos, recomendando a ação adequada e proporcionando ajuda na implementação e operacionalização dessas recomendações (KUBR, 1986). A consultoria como serviço específico e especializado é um meio utilizado pelos empresários e administradores para o auxílio em resolução de problemas organizacionais. Quando uma determinada situação é julgada insatisfatória necessitando de uma atuação mais forte para ser modificada, o trabalho de um consultor é indispensável e se finaliza quando ocorre a referida mudança da situação considerada como uma melhoria. Um dos processos essenciais que constitui a base para os procedimentos de consultoria é a comunicação. Esta é definida como a troca de informações entre um transmissor e um receptor, e a inferência (percepção) do significado entre os indivíduos envolvidos. Esse processo influencia a relação consultor-cliente por ser essencialmente interativo (de cliente para consultor e vice-versa). É um processo transacional no qual as pessoas constroem o significado e desenvolvem expectativas sobre suas experiências, o que está acontecendo ao seu redor e compartilham mutuamente esses significados e expectativas por intermédio da troca de símbolos que podem ser verbais ou não verbais, e são influenciados por fatores intencionais ou não intencionais (HABERMAS, 1996). Outro elemento crucial é a confiança caracterizada como uma expectativa positiva de que a outra pessoa não irá atuar de maneira oportunista tanto por palavras, ações ou decisões. Existem dois aspectos fundamentais na confiança: a familiaridade e o risco. A confiança implica em familiaridade, baseada no amadurecimento do relacionamento e necessita de tempo para ser construída e acumulada; e no risco, fundamentado na superação da vulnerabilidade inerente a qualquer relação de confiança. O conhecimento também assume papel primordial nos processos de consultoria, é tudo aquilo que pode ser apreendido, sensível ou intelectualmente, pelo cliente, com a intervenção das suas emoções que seleciona o que vai aprender. O conhecimento válido é o conhecimento compartilhado porque é capaz de tornar o cliente participante ativo do processo de consultoria. Partindo dessas reflexões, o estudo visou responder a seguinte questão: o aconselhamento baseado na comunicação, na confiança e no conhecimento influencia no sucesso profissional do consultor? Utilizou-se a pesquisa quantitativa, por meio de um questionário, tendo uma amostra não probabilística de um total de 95 consultores independentes localizados na Região Metropolitana do Recife. Adotou-se a análise estatística dos dados. Os resultados obtidos indicaram que a consultoria percebida como um serviço de aconselhamento não apresenta fortes correlações com as três palavras comunicação, conhecimento e confiança, porém estas estão associadas indiretamente. A confiança permeia tanto o conhecimento quanto a comunicação. Ela parece ter relação direta com altos ganhos talvez porque o cliente ao estabelecer bases sólidas de confiança, não dê importância e atenção aos valores cobrados porque adquiriu confiança suficiente no desempenho do consultor. Em conclusão, as atividades de consultoria como aconselhamento envolvendo a comunicação, a confiança e o conhecimento não implicam significativamente em sucesso profissional do consultor. Esta pesquisa pode ser ampliada para detalhar mais sobre a correlação entre essas três palavras. Faz-se necessário, desenvolver outros métodos de análise, tratando de temas como competência, intenção, conhecimento técnico e interpessoal, confiança e tempo de duração de um projeto que são entrelaçados às atividades de consultoria.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

NETO, Vera Lúcia da Conceição. CONSULTORIA E SUCESSO PROFISSIONAL: A RELAÇÃO ENTRE COMUNICAÇÃO, CONFIANÇA E CONHECIMENTO.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29381-CONSULTORIA-E-SUCESSO-PROFISSIONAL--A-RELACAO-ENTRE-COMUNICACAO-CONFIANCA-E-CONHECIMENTO. Acesso em: 26/04/2024

Even3 Publicacoes