A CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DA CLIENTELA DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE RUY BARBOSA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO DISCENTE.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade DeVry | Ruy Barbosa (Campus Rio Vermelho)
Título do Trabalho
A CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DA CLIENTELA DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE RUY BARBOSA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO DISCENTE.
Autores
  • CARIELE DO SACRAMENTO SOUZA
  • Telma Fernandes Mascarenhas
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29346-A-CARACTERIZACAO-DO-PERFIL-DA-CLIENTELA-DO-SERVICO-DE-PSICOLOGIA-DA-FACULDADE-RUY-BARBOSA-E-SUAS-CONTRIBUICOES-PAR
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Triagem/acolhimento, Serviço de Psicologia, Formação
Resumo
Os Serviços de Psicologia são considerados atualmente como Serviço-Escola que prestam serviço para a comunidade social e também oferece ao aluno a prática de atendimento psicológico. Estes resultaram da lei que regulamentou a profissão do psicólogo no Brasil, lei 4119 de 27 de agosto de 1962. O SPSI da Faculdade Ruy Barbosa foi criado em 1998, junto com a autorização do curso de psicologia pelo MEC, tendo assim suas atividades iniciadas neste mesmo período. Atualmente o Serviço oferece atendimentos individuais e grupais, com diferentes abordagens e atende demandas de qualquer bairro e cidade. Para ter acesso aos atendimentos do SPSI da FRB , é necessário realizar uma pré-inscrição pessoalmente ou por telefone do Serviço. Logo após, o paciente é convocado para a(s) entrevista(s) de triagem. A triagem é o início do processo do atendimento e ocorre através de um roteiro semiestruturado, onde se busca os dados pessoais e a demanda do paciente que relata o motivo de buscar a ajuda. Neste sentindo, a acolhimento é realizado desde a entrada do SPSI. O presente trabalho tem caráter quantiqualitativo. Para a coleta de dados, foi feito um levantamento referentes aos anos de 2014 e 2015, através dos prontuários e das fichas de triagem que traçam o perfil, onde consta o gênero, faixa etária, encaminhamento e as queixas, dividas em categorias. Dos prontuários analisados, 201 pacientes foram triados no ano de 2014 e 239 no ano de 2015, totalizando 440 pacientes. A partir da coleta foi possível perceber que há predominância do gênero feminino (135) equivalente a 67,16% em 2014 e (163), com 68,20% 2015, com maior incidência no ano de 2015. Com base nos dados referentes à faixa etária, houve maior índice de pacientes entre 20 a 29 anos, correspondendo a 23,27% em 2014 e 21,34% em ambos os anos. De acordo com os dados coletados da variável escolaridade a maior parte da clientela, tanto em 2014 como em 2015, possui nível médio, atingindo 43,28% (2014) e 36,40% (2015) da amostra. Analisando os dados referentes às origens de encaminhamento, verificou-se a prevalência em encaminhamentos realizados por Instituições e profissionais 36,82% e 37,24%, em ambos os anos. No que refere as principais queixas, os resultados encontrados tiveram maior prevalência nas queixas de dificuldade de relacionamento familiar 12,60% em 2014 e de ansiedade em 11,89% em 2015, e a segunda queixa refere-se a ansiedade 9,54% (2014) e dificuldade de relacionamento familiar 10,84% (2015). Seguidos de problemas conjugais 8,40 % (2014) e agressividade 8,04% (2015). A partir do levantamento e da análise das triagens/acolhimento, foi possível identificar que o maior índice do perfil da clientela que busca atendimento psicológico no SPSI da FRB é do sexo feminino, entre 20 a 29 anos, ensino médio completo, com queixas de dificuldade de relacionamento familiar e ansiedade, havendo a inversão das queixas predominantes entre esses anos e encaminhamentos feitos por Instituições e profissionais. Através deste estudo verificou-se as queixas dos pacientes que buscam o SPSI da FRB, nos anos de 2014 e 2015, a fim de compreender e discutir as maiores queixas relatadas, analisar a nossa formação e aprimorar o planejamento do SP contribuindo para os Estágios Específicos ofertados, bem como descrever o funcionamento do Serviço, analisar a formação do discente de acordo com as demandas, discutir os resultados de acordo com o perfil da clientela e colaborar para o aperfeiçoamento do Serviço e das atividades ofertadas. Com este estudo será possível levar ao longo da nossa formação dados atuais sobre as queixas do contexto social, a fim de construir diálogos entre profissionais, estudantes da área e refletir sobre a nossa formação, atuação e contribuição frente às novas demandas e novos conhecimentos sociais, "o trabalho profissional do psicólogo deve ser definido em função das circunstâncias concretas da população a que deve atender" (Martin-Baró 1997, p.7).
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

SOUZA, CARIELE DO SACRAMENTO; MASCARENHAS, Telma Fernandes. A CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DA CLIENTELA DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE RUY BARBOSA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO DISCENTE... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29346-A-CARACTERIZACAO-DO-PERFIL-DA-CLIENTELA-DO-SERVICO-DE-PSICOLOGIA-DA-FACULDADE-RUY-BARBOSA-E-SUAS-CONTRIBUICOES-PAR. Acesso em: 25/04/2024

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