RELEVÂNCIAS DA ATIVIDADE DE MONITORIA NA FORMAÇÃO DE DISCENTES EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
RELEVÂNCIAS DA ATIVIDADE DE MONITORIA NA FORMAÇÃO DE DISCENTES EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Autores
  • Jackson Ponciano da Silva
  • Janio Cavalcanti Rodrigues Junior
  • TIAGO EMANOEL ALVES DA SILVA
  • Thaíse Torres de Albuquerque
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29338-RELEVANCIAS-DA-ATIVIDADE-DE-MONITORIA-NA-FORMACAO-DE-DISCENTES-EM-ENFERMAGEM--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Monitoria, contato com a docência, troca de conhecimentos, novas experiências, educação.
Resumo
RESUMO Introdução: A monitoria é uma atividade disponibilizada pelo projeto político pedagógico de apoio aos discentes desenvolvida na instituição de ensino e tem o objetivo de auxiliar os alunos interessados em ter um aprofundamento dos conteúdos. Este atendimento visa solucionar dúvidas e dificuldades em relação à disciplina ministrada em aula, dando a oportunidade do aluno ter um tempo e um acesso maior à teoria e a pratica relacionadas à disciplina, pois muitas vezes o tempo disponibilizado nas aulas é insuficiente e a grande quantidade de alunos impossibilita o desenvolvimento de atividades praticas com todos em um só momento. A monitoria também trás inúmeros benefícios para o acadêmico monitor, que de certa forma se torna um facilitador e mediador de aprendizagem de outros acadêmicos, instigando o crescimento crítico dos mesmos, dando ao monitor a oportunidade de somar conhecimentos e obter novas experiências. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência oriundo da vivência de um acadêmico, monitor da disciplina: semiologia e semiotécnica aplicada do curso de bacharelado em enfermagem de um centro universitário do agreste pernambucano, durante as atividades de monitoria desenvolvidas durante um semestres(2015.2) na dita instituição. Resultados: Percebeu-se a importância da monitoria além do caráter de obtenção de um título bem como do aspecto de ganho de conhecimento do monitor, como também promotora de contribuições para a formação dos alunos contemplados, por existir uma relação de troca de informações com o professor orientador, onde por 3 horas semanais são destinadas a tal encontros e orientações, quando o mesmo dá informações e conselhos pertinentes, não só para a atividade de monitoria, mas pra vida acadêmica/profissional como um todo, tendo o aluno monitor a oportunidade de experimentar um contato breve com a atividade de docente mesmo que de forma inexperiente de modo geral, mas extremamente valiosa e gratificante, a vivência do dia a dia dos docentes e suas responsabilidades perante a construção de conhecimento dos alunos, a didática empregada nas aulas, bem como o auxílio ao crescimento cognitivo dos discentes, deixando-os mais seguros para a pratica de estágios e ensinos clínicos, proporcionando também uma destreza com a ética profissional. Discussão: Os ensinamentos adquiridos agora em maior profundidade somam ao intelectual do aluno monitor servindo tanto para despertar novas vocações ou prevenir erros, como também para revelar-lhe novos horizontes e perspectivas. É notório o crescimento intelectual e como experiência á docência aos alunos monitores, bem como o empoderamento dos conhecimentos por meio dos alunos contemplados com a monitoria. Conclusão: Diante disto, nota-se a importância da atividade de monitoria desenvolvida pelo aluno-monitor para sua formação profissional, é uma experiência riquíssima que necessita de estudo, preparo para compartilhar saberes, promovendo a oportunidade de uma revisão e estudo mais aprofundado dos conteúdos já vivenciados, bem como o desenvolvimento de habilidades no seu discurso e uma melhora na sua atuação, trazendo-lhe uma experiência que lhe trará resultados por toda sua formação acadêmica. Como também, percebe-se a contribuição na formação dos alunos que participam da monitoria, pois os mesmos encontram uma oportunidade de ter um esclarecimento de dúvidas e um tempo com uma atenção maior e por muitas vezes individualizada, por ser o atendimento realizado a um número menor de alunos comparado a sala de aula, contribuindo de forma acintosa para sua trajetória acadêmica, do ponto de vista, prático, cognitivo e emocional.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Jackson Ponciano da et al.. RELEVÂNCIAS DA ATIVIDADE DE MONITORIA NA FORMAÇÃO DE DISCENTES EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29338-RELEVANCIAS-DA-ATIVIDADE-DE-MONITORIA-NA-FORMACAO-DE-DISCENTES-EM-ENFERMAGEM--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 20/04/2024

Even3 Publicacoes