POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE NA ESCOLA: PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS E SUA RELAÇÃO COM A UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE NA ESCOLA: PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS E SUA RELAÇÃO COM A UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
Autores
  • Andressa Gomes Silva
  • Albiane Késia Xavier
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29332-POLITICA-NACIONAL-DE-SAUDE-NA-ESCOLA--PRINCIPIOS-FUNDAMENTAIS-E-SUA-RELACAO-COM-A-UNIDADE-BASICA-DE-SAUDE
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Política de Saúde na Escola, Educação em Saúde, Enfermeiro na Atenção Básica.
Resumo
O Programa Saúde na Escola (PSE) foi criado com base no decreto de nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, no qual o ministério da educação interage juntamente com o ministério da saúde, promovendo ações específicas de promoção, prevenção, e atenção à saúde. Esse programa busca atingir um público variado, criando parcerias com as Unidades Básicas de Saúde (UBS), e trazendo a equipe multiprofissional para dentro da comunidade, ajudando assim, a minimizar questões, que envolvem o risco a saúde dos indivíduos que frequentam a unidade escolar. O processo de educação possibilita ao profissional, conhecer as necessidades da sua população, entendendo os seus déficits e as possíveis soluções para o seu caso. Para que essa situação tenha êxito, é importante que o profissional seja ético perante o problema, e que busque soluções confiáveis a comunidade atingida. Desta forma, a prevenção a saúde será o ponto de partida para a mudança social, e inovação do processo do cuidado em meio à comunidade escolar. Esta pesquisa trata-se de um Projeto Aplicativo para a implantação de atividades diversas ao PSE, havendo a colaboração de toda a equipe multiprofissional, juntamente com a enfermagem. Como base de dados foi realizada uma revisão de literatura, na qual foram selecionados 10 artigos, consultados nos acervos digitais da: SCIELO, LILACS, e o Google Acadêmico. Como critério de inclusão dos artigos na pesquisa, os mesmos deveriam ter sido publicados nas bases de dados no período de 2010 a 2015. Todos os artigos são de língua portuguesa, e foram selecionados durante o período de 29 de fevereiro a 07 de março de 2016. Sendo assim, foi proposto nesse projeto aplicativo, realizar capacitação do enfermeiro da UBS, onde será abordada a sua atuação frente ao PSE. Após essa capacitação, o enfermeiro da unidade irá promover um treinamento com a sua equipe multiprofissional e com os integrantes do programa, a fim de repassar para esses profissionais, a sua função. A enfermagem deve estar atenta a sua prática enquanto educador, no intuito de refletir sobre a sua atuação; e de forma crítica, estabelecer o seu conhecimento em saúde. Outra proposta foi promover atividades interativas com a equipe multiprofissional da UBS, estabelecendo uma interação contínua com o programa, desenvolver um conjunto de temáticas relevantes a sua discussão, e construir um modelo de plano de ação, que servirá como um guia para que os profissionais possam aprimorar essas temáticas ou indicar novos assuntos para a discussão da comunidade escolar. O PSE é um tema de extrema relevância para a sociedade, principalmente, pelos seus objetivos voltados a prevenção, promoção e a atenção a saúde dos indivíduos. Sendo assim, verifica-se a necessidade de sugerir novas propostas significativas ao desenvolvimento deste programa em meio à construção de novos projetos aplicativos, a fim de engrandecer a ação deste em meio à comunidade. Diante disso, considera-se que essa temática é de fundamental importância para toda a comunidade educacional e social, onde se percebe que o enfermeiro é o professor responsável por disseminar atividades de cunho preventivo e promocional a saúde dos indivíduos, sendo considerado o líder da sua equipe multiprofissional, e o diferencial no processo de mudança. Pesquisas que retratem a ação do enfermeiro em meio ao PSE ainda são insuficientes ao meio acadêmico e social, sendo fundamentais novas pesquisas nessa área, no intuito, de fortalecer os laços da profissão em meio a sua comunidade.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Andressa Gomes; XAVIER, Albiane Késia. POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE NA ESCOLA: PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS E SUA RELAÇÃO COM A UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29332-POLITICA-NACIONAL-DE-SAUDE-NA-ESCOLA--PRINCIPIOS-FUNDAMENTAIS-E-SUA-RELACAO-COM-A-UNIDADE-BASICA-DE-SAUDE. Acesso em: 23/04/2024

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