COMPLEXO PENITENCIÁRIO LEMOS BRITO: UM ESTUDO SOBRE GÊNERO, INCLUSÃO SOCIAL E PROCESSOS DE RESSOCIALIZAÇÃO, DO CONJUNTO PENAL FEMININO E A PENITENCIÁRIA.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade DeVry | Ruy Barbosa (Campus Paralela)
Título do Trabalho
COMPLEXO PENITENCIÁRIO LEMOS BRITO: UM ESTUDO SOBRE GÊNERO, INCLUSÃO SOCIAL E PROCESSOS DE RESSOCIALIZAÇÃO, DO CONJUNTO PENAL FEMININO E A PENITENCIÁRIA.
Autores
  • SHIRLEI JAMILE SILVA REIS
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Direito
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29324-COMPLEXO-PENITENCIARIO-LEMOS-BRITO--UM-ESTUDO-SOBRE-GENERO-INCLUSAO-SOCIAL-E-PROCESSOS-DE-RESSOCIALIZACAO-DO-CON
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
gênero, inclusão social, sistema penitenciário.
Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar as estratégias de inclusão social envolvendo os processos de ressocialização das internas do conjunto Penal Feminino e dos internos da Penitenciaria ambos do Complexo Penitenciário Lemos Brito. Através da pesquisa de campo é possível compreender os valores e as demandas apresentadas pelo(as) internos(as) que possam servir de parâmetros para a análise dos conceitos de justiça, cidadania e inclusão social. Da mesma forma, esta pesquisa busca problematizar os processos de ressocialização, bem como a noção de justiça restaurativa enquanto formas de suprir as dificuldades de inserção social dos(as) internos(as) do sistema carcerário ora analisado. O objetivo é analisar, a partir dos argumentos levantados, as trajetórias individuais dos indivíduos e comparar dados acerca da ressocialização. A importância desta pesquisa é mostrar que ressocialização vai além da punição, ou seja, não é somente o cárcere que vai inserir aquele indivíduo ressocializado à sociedade. Nesse sentido, o objetivo é analisar, a partir dos argumentos levantados, as trajetórias individuais dos indivíduos e comparar dados acerca da ressocialização A questão é que o índice de população carcerária tende a aumentar a cada dia e sem o retorno adequado. Será que as instituições Públicas conseguem fazer a diferença na ressocialização? Na verdade, em alguns momentos foi constatado que tanto o conjunto penal feminino e a penitenciaria, ambos do complexo penitenciário Lemos Brito, trouxeram melhoras e mudanças acerca da ressocialização, mesmo que essa seja devagar, já é um avanço. O nosso sistema carcerário, entende que o cumprimento de pena restritiva de liberdade visa reinserção do preso à sociedade, onde o indivíduo durante o cumprimento de sua pena, deve ter acesso aos meios que possibilitem a sua reeducação, levando o mesmo para uma readaptação ao convívio social. Contudo, o Estado deveria melhorar a educação nos presídios, com mais vagas nos cursos educacionais e outros meios de inclusão social, e até mesmo desenvolver os projetos para aquelas que respondem em liberdade, pelo qual são excelentes para a recuperação das (os) internas(os) e ex-internas (os).
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

REIS, SHIRLEI JAMILE SILVA. COMPLEXO PENITENCIÁRIO LEMOS BRITO: UM ESTUDO SOBRE GÊNERO, INCLUSÃO SOCIAL E PROCESSOS DE RESSOCIALIZAÇÃO, DO CONJUNTO PENAL FEMININO E A PENITENCIÁRIA... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29324-COMPLEXO-PENITENCIARIO-LEMOS-BRITO--UM-ESTUDO-SOBRE-GENERO-INCLUSAO-SOCIAL-E-PROCESSOS-DE-RESSOCIALIZACAO-DO-CON. Acesso em: 28/03/2024

Even3 Publicacoes