O PADRÃO CORPORAL NA MODA: UMA QUESTÃO DE IMPOSIÇÃO SOCIAL?

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
O PADRÃO CORPORAL NA MODA: UMA QUESTÃO DE IMPOSIÇÃO SOCIAL?
Autores
  • cynthia de Holanda Sousa Matos
  • Sylvia Cavalcante
  • Humberto Pinheiro Lopes
  • LISA NAIRA RODRIGUES DE SOUSA
  • priscila medeiros camelo
  • Ranielder Fábio de Freitas
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29316-O-PADRAO-CORPORAL-NA-MODA--UMA-QUESTAO-DE-IMPOSICAO-SOCIAL
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
metodologia quanti-qualitativa. Padrão. Corpo. Moda.
Resumo
Este trabalho concentra a metodologia de abordagem quanti-qualitativa de uma investigação a nível de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor).O objetivo geral do estudo se centra em identificar uma percepção individual acerca do padrão somático considerado ideal a partir devalores físicos, simbólicos, sociais etc. atribuídosao corpo.Partimos de uma exaltação a um corpo considerado ideal: moldado a partir de intervenções cirúrgicas, tratamento estéticos, dietas alimentares e toda uma gama de artifícios que buscam deixá-lo conforme a imagem de figuras de sucesso nos veículos de comunicação de massa. Devido a isso, reconhecemos um problema relacionado à produção de vestuário: algumas marcas de moda, nacionais e internacionais, desenvolvem modelos dentro de um padrão de medidas difícil de ser alcançado pela maioria que está acima do tamanho 42, principalmente do sexo feminino, porque se costuma produzir em larga escala apenas para aqueles que estão dentro dos padrões corporais abaixo dessa numeração.No que tange ao método qualitativo, tivemos a participação de dez colaboradores, cinco do sexo feminino e cinco do sexo masculino, para a realização de entrevistas semiestruturadas. A partir dos relatos,identificamos sete categorias: padrões aceitos pela sociedade, padrões menos aceitos, imposição social, cobrança social, exclusão, aceitação e ambientes de reconhecimento da magreza como beleza. Entre os colaboradores, foram dominantes aqueles que consideram não se enquadrarem no padrão de um corpo considerado ideal, sofrendopor receberemcríticas de outrem, incentivando-lhes aumaexclusão social. Quando evitam tal destino, os colaboradores buscam se assemelhar a seus pares para garantir uma melhor inserção no settingmoda.A análise quantitativa foi realizada a partir do instrumento do diferencial semântico, o qual permite avaliar a percepção dos colaboradores (130 no total) em relação a situações objetivas com o uso de uma escala numerada. Para tanto, estabelecemos uma escala que vai de -3 até +3 (exceto 0), em que cada número indica um valor que o colaborador seleciona a fim de se referira um adjetivo com seu antônimo (p. ex.: feio e bonito). Ao total, foram mostrados 14 adjetivos opostos. Utilizamos oito imagens de pessoas adultas, sendo duas pessoas acima do peso, duas pessoas consideradas magras, duas pessoas idosas acima do peso e duas pessoas idosas consideradas magras.Com os resultados do referencial semântico, percebemos que o corpo magro é aceito por ser promovido ante os aspectos estéticos que possui e um sucesso financeiro que pode proporcionar. A abordagem mista nos fez perceber que os colaboradores fora do perfil adotado pelo corpo considerado ideal têm o consumo de vestuário restringido, despertando-lhes um sentimento de insatisfação e inadequação com seu corpo diante de um padrão estético hegemônico. Por isso, alguns dos colaboradores das entrevistas nos relataram que preferem se excluir do convívio social, quando não se enquadram no padrão corporal considerado ideal.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MATOS, cynthia de Holanda Sousa et al.. O PADRÃO CORPORAL NA MODA: UMA QUESTÃO DE IMPOSIÇÃO SOCIAL?.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29316-O-PADRAO-CORPORAL-NA-MODA--UMA-QUESTAO-DE-IMPOSICAO-SOCIAL. Acesso em: 25/04/2024

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