RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NO CEPRED: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA E INTERVENÇÃO PARA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade DeVry | Ruy Barbosa (Campus Rio Vermelho)
Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NO CEPRED: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA E INTERVENÇÃO PARA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Autores
  • CAMILA BORGES SANTOS CARVALHO
  • Jamile Bittencourt Chastinet
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29301-RELATO-DE-EXPERIENCIA-DE-ESTAGIO-NO-CEPRED--AVALIACAO-NEUROPSICOLOGICA-E-INTERVENCAO-PARA-APRENDIZAGEM-E-DESENVOLV
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Neuropsicologia, avaliação, intervenção, leitura, escrita
Resumo
Neste relato de experiência será apresentada a experiência pessoal de estágio realizado no Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (CEPRED), no período de março a dezembro de 2015. O estágio específico em questão foi cumprido nos dois últimos semestres da graduação em psicologia na Faculdade Ruy Barbosa, DeVry Brasil. Foi realizado sob a supervisão da professora da instituição, Ma. Jamile Chastinet, também psicóloga do CEPRED. As atividades de estágio ocorreram na frequência de dois dias por semana, segunda-feira e sexta-feira, cuja carga horária semanal era de nove horas, totalizando, ao final do estágio, 259 horas. Das atividades realizadas, serão apresentadas experiências quanto ao trabalho de avaliação neuropsicológica e de intervenção para aprendizagem e desenvolvimento da leitura e da escrita em crianças com deficiência intelectual. Este trabalho de reabilitação da leitura e da escrita é desenvolvido no setor de Deficiência Intelectual, no Grupo LER, composto por uma psicóloga, supervisora do estágio em questão, e uma fonoaudióloga. Dos instrumentos utilizados para a avaliação destacam-se entre aqueles qualitativos e quantitativos a Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil, Figuras Complexas de Rey, PCF, Matrizes progressivas coloridas de Raven, WISC-III, Avaliação Neuropsicológica da Escrita (ANE) e exercícios qualitativos de leitura e denominação. Serão pontuados os objetivos de cada instrumento, bem como suas contribuições para o trabalho no Grupo LER. Cada diagnóstico delimita condições específicas de trabalho com cada paciente, de modo que o método de intervenção na leitura e escrita é escolhido de acordo com as habilidades adquiridas do paciente que o auxiliem em sua aprendizagem. Desses métodos utilizados na intervenção serão apresentados a adaptação do Método Invariante para o português, o Método Fônico e o Treino de Consciência Fonológica computadorizado e impresso. O objetivo de apresenta-los é discutir o efeito dessas intervenções sobre a aprendizagem das crianças que delas se beneficiam. O relato dessa experiência pode contribuir para estudantes e profissionais que tenham interesse pela neuropsicologia ou que desejem conhecer sobre sua aplicação na referida instituição pública de saúde.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

CARVALHO, CAMILA BORGES SANTOS; CHASTINET, Jamile Bittencourt. RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NO CEPRED: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA E INTERVENÇÃO PARA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29301-RELATO-DE-EXPERIENCIA-DE-ESTAGIO-NO-CEPRED--AVALIACAO-NEUROPSICOLOGICA-E-INTERVENCAO-PARA-APRENDIZAGEM-E-DESENVOLV. Acesso em: 27/04/2024

Even3 Publicacoes