COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: MUNDO DO CABELEIREIRO

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | FBV
Título do Trabalho
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: MUNDO DO CABELEIREIRO
Autores
  • Andréa Paula Rios Belo
  • Daniella Dantas Carneiro
  • Geovana Santos Soares Sampaio
  • Jurandir Gomes da Silva
  • Thalita Eglay Pereira Santos de Oliveira
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Administração
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29283-COMPORTAMENTO-DO-CONSUMIDOR--MUNDO-DO-CABELEIREIRO
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
comportamento do consumidor, público alvo, valores pessoais, sistema de produção de cultura
Resumo
Metodologia Entrevista realizada com funcionários e clientes na loja Mundo do Cabeleireiro do Shopping Center Recife, no dia 30 de maio de 2016 das 20h às 22h. Descrição da loja O Mundo do Cabeleireiro é o maior varejista de cosméticos do Norte e Nordeste. Fundado em 1993, atende a consumidores finais e profissionais dedicados à beleza e à estética. Tem como foco oferecer linhas completas de cosméticos e equipamentos das mais conceituadas marcas. As lojas passaram recentemente por uma reforma estrutural, resultando no reposicionamento da marca no mercado. A empresa ainda investiu na ambientação musical que é pré-definida para todas as lojas da rede, porém a playlist de cada loja é determinada de acordo com o perfil dos clientes que a frequentam. A loja localizada no Shopping Center Recife apresenta configuração de layout com separação de produtos de acordo com o segmento e o gênero musical que predomina a playlist é de músicas pop. Perguntas 1. Quais as necessidades que este produto/serviço normalmente atende? 2. Qual é o target para este produto? 3. Há potencial para atendimento de novas necessidades? Quais? De quem? 4. Quais as características do(s) grupo(s) cultural(is) que normalmente compram nesta loja? Responda a partir de uma escala de valores pessoais. 5. Os produtos ou serviços vendidos na loja são produtos culturais (gerados a partir de um sistema de produção de cultura)? Descreva-os. 6. Quais atores que tendem a se envolver com a tomada de decisão de compra dos clientes da loja? Análise das respostas 1. A maioria dos clientes procuram os produtos da loja em questão em busca de resultados estéticos rápidos que resultem na melhoria da autoestima e no bem-estar. 2. O público alvo em sua maioria é composto por mulheres jovens, de classe média a alta, porém, há um grande aumento na participação masculina no público do segmento de beleza, devido a tendências de moda. 3. Sim, há uma procura significativa por produtos e marcas que não fazem parte do mix da loja, produtos comerciais com preços mais acessíveis, diversificação de produtos direcionados ao público masculino e linhas de maquiagens lançados por blogueiras. 4. Pessoas que se preocupam com a própria imagem, valorizam a beleza, seguem tendência de moda, buscam atendimento rápido e de boa qualidade e tem perfil consumista. Na escala de valores pessoas essas pessoas buscam o bem-estar individual. 5. Sim, a maioria do mix de produtos ofertados pela loja tem uma grande divulgação por meio de mídias virtuais através de redes sociais e a associação de imagem com blogueiras. Além disso, as marcas mais consolidadas no mercado utilizam a imagem de pessoas públicas de grande influência para promover os produtos, por exemplo, Bruna Marquezine que representa a Maybelline. 6. Dependendo do tipo de produto procurado, nota-se que em relação a maquiagens, há uma grande influência de blogueiras, porém, para produtos de cabelo, os profissionais de salão, as vendedoras e as promotoras exercem maior influência na decisão de compra dos clientes.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

BELO, Andréa Paula Rios et al.. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: MUNDO DO CABELEIREIRO.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29283-COMPORTAMENTO-DO-CONSUMIDOR--MUNDO-DO-CABELEIREIRO. Acesso em: 19/04/2024

Even3 Publicacoes