O INTERCÂMBIO INTERNACIONAL NA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
O INTERCÂMBIO INTERNACIONAL NA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • DARLYSON FERREIRA DE ALENCAR
  • Neyliane Sales Chaves Onofre
  • Patricia Moreira Collares
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Fisioterapia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29277-O-INTERCAMBIO-INTERNACIONAL-NA-GRADUACAO-EM-FISIOTERAPIA--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Ciência sem Fronteiras, Intercâmbio, Graduação
Resumo
INTRODUÇÃO: O Ciência sem Fronteiras (CSF) é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A procura por um ensino e formação de qualidade, motiva os alunos a buscarem o programa CSF como a oportunidade de enriquecer seus currículos constando neles, nomes de renomadas universidades do exterior, onde podemos citar a Universidade de Siena, que é uma das universidades mais antigas da Europa. A possibilidade de morar e estudar fora do país de origem se torna um desafio a ser vencido, porém acaba despertando aos acadêmicos, o desejo de busca de conhecimento, não só relacionado aos estudos e carreira profissional, mas principalmente, voltado ao crescimento pessoal. Este estudo tem por objetivo, relatar a importância do intercâmbio e a troca de experiências promovidas pelo CSF durante a graduação em Fisioterapia. METODOLOGIA: Estudo do tipo Relato de Experiência, desenvolvido a partir da vivência internacional de um aluno do curso de Fisioterapia da Fanor/Devry, na cidade de Siena, Itália, no período compreendido entre Agosto/2013 a Agosto/2014. RESULTADOS E DISCUSSÕES: A busca por novos horizontes estimula os alunos a abdicarem de sua rotina no Brasil em prol de oportunidade única. Apesar do governo brasileiro estipular como meta cerca de 101 mil bolsas, esse valor não é alcançado. O processo seletivo constou em: análise curricular e proficiência na língua do país de escolha. No entanto, devido ao grande número de inscritos para o país Portugal, fez-se necessário suspender a chamada para esse país, pois um dos objetivos do programa é promover o aprendizado da segunda língua. Assim os alunos que haviam tido suas inscrições homologados por suas IES, foram realocados para outros destinos, escolhidos novamente pelos próprios alunos. Na ocasião, o governo brasileiro se prontificou a custear despesas adicionais referentes ao curso de língua estrangeira no país de destino. Conviver e conhecer pessoas de cultura diferente da nossa, nos faz crescer como sujeitos em formação pessoal e profissional. A troca de ideias e opiniões leva-nos ao amadurecimento pessoal a partir do incremento de outras culturas, interferindo posteriormente, de forma positiva, nas tomadas de decisões relacionadas à nossa carreira profissional. Segundo Bubadué (2013) os intercâmbios e mobilidades estudantis durante o período universitário contribuem para ampliar os horizontes do graduando no cenário exterior, por meio do contato com diversidades culturais. Desta forma o crescimento profissional faz-se evidente, pois estamos cercados por centros de referência em estudos e pesquisas, novas metodologias de aprendizado e de ensino promovem a consolidação dos nossos conhecimentos adquiridos ao longo do intercâmbio. Novas oportunidades, no âmbito profissional e acadêmico, surgem, devido ao olhar diferenciado dos gestores com ex-alunos, pois o mesmo possui cunho Federal e Internacional, conceituando-se assim, de grande relevância. Segundo Barros (2013), o mesmo afirma que o CSF promove uma formação mais plena e consistente na graduação, proporcionando assim um aumento nas chances de um melhor futuro profissional. CONCLUSÃO: O intercâmbio na graduação, a partir do programa Ciência sem Fronteiras, mostrou-se uma oportunidade de vivenciar novas experiências, tanto profissionais como pessoais, enriquecendo assim o nosso campo do conhecimento, levando-nos a formação de um profissional diferenciado. Ao término deste estudo, propõe-se ao governo brasileiro, novas estratégias de divulgação, a fim de proporcionar uma maior acessibilidade aos acadêmicos, principalmente de IES privadas. No entanto, enfatizo a importância e sugiro a continuidade do programa, aumentando os incentivos a novos alunos, proporcionando assim, profissionais mais qualificados no mercado de trabalho brasileiro, como retorno ao investimento do nosso governo.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

ALENCAR, DARLYSON FERREIRA DE; ONOFRE, Neyliane Sales Chaves; COLLARES, Patricia Moreira. O INTERCÂMBIO INTERNACIONAL NA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29277-O-INTERCAMBIO-INTERNACIONAL-NA-GRADUACAO-EM-FISIOTERAPIA--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 27/04/2024

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