QUANDO NINGUÉM VÊ: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO ESCOLA LEGAL NA PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DO BULLYING

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
QUANDO NINGUÉM VÊ: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO ESCOLA LEGAL NA PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DO BULLYING
Autores
  • Nayane Souza Da Luz
  • Julliany Valério da Silva Santos
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29262-QUANDO-NINGUEM-VE--CONTRIBUICOES-DO-PROJETO-ESCOLA-LEGAL-NA-PREVENCAO-E-ENFRENTAMENTO-DO-BULLYING
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Violência; Bullying; Escola; Direitos Humanos
Resumo
A escola como instituição de promoção cidadã, também se tornou cenário de violência entre pares. Entre as mais diversas formas de violência na escola, destaca-se a recorrência do bullying. Na atualidade, uma cultura de pacificação nas escolas está sendo inserida a partir da educação em Direitos Humanos. O presente trabalho tem como objetivo refletir o fenômeno do bullying nas escolas a partir do Projeto Escola legal. Fundamentou-se nas visões de Silva (2010) e Fante (2005) para direcionar as atividades sobre a temática do bullying e nas ideias de Benevides (2000) para relacionar a prática extensionista com a educação em Direitos Humanos. O projeto de extensão Escola Legal é realizado nas Escolas Municipais da cidade de Caruaru-PE, vinculado ao Ministério Público, com a pretensão de prevenir e enfrentar a violência na escola. O projeto envolve a participação de estudantes voluntários do curso de Psicologia e Direito do Centro Universitário do Vale do Ipojuca (Unifavip/DeVry). Com a prática extensionista, que acontece semanalmente em uma escola municipal, os voluntários a partir da observação participante identificaram contextos de bullying na sala de aula. A partir dessa observação, foi realizada a oficina “Mim chame pelo m(eu) nome?”, buscando identificar contextos de bullying entre os personagens no seriado do Chaves. No desenvolvimento da atividade, os alunos participantes identificaram entre as vivências dos personagens as diversas formas de violência do bullying, situando a vítima típica, a vítima provocadora e a vítima agressora. Os participantes perceberam no discurso dos personagens da turma do chaves, que os atores, constantemente, chamavam uns aos outros por apelidos. E a partir disso, os alunos refletiram a importância de chamar o outro pelo seu nome. Dessa forma, identifica-se a grande importância das oficinas produzidas no projeto, para a prevenção e enfrentamento da violência e o desenvolvimento de atitudes e sentimentos de solidariedade e cooperação entre os alunos e professores.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

LUZ, Nayane Souza Da; SANTOS, Julliany Valério da Silva. QUANDO NINGUÉM VÊ: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO ESCOLA LEGAL NA PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DO BULLYING.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29262-QUANDO-NINGUEM-VE--CONTRIBUICOES-DO-PROJETO-ESCOLA-LEGAL-NA-PREVENCAO-E-ENFRENTAMENTO-DO-BULLYING. Acesso em: 24/04/2024

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