O CONSUMIDOR VERDE E A PRESSÃO POR PRODUTOS ECOLOGICAMENTE CORRETOS

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade DeVry | Martha Falcão
Título do Trabalho
O CONSUMIDOR VERDE E A PRESSÃO POR PRODUTOS ECOLOGICAMENTE CORRETOS
Autores
  • Michele Aracaty
  • Manoel Carlos de Oliveira Junior
  • Matheus Teixeira
  • Aldaiza da Silva Lopes
  • Mauro Mauricio Barbosa Lucas
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Ciências Econômicas
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29245-O-CONSUMIDOR-VERDE-E-A-PRESSAO-POR-PRODUTOS-ECOLOGICAMENTE-CORRETOS
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Consumidor verde; Consumismo; Rotulagem Ambiental;
Resumo
Resumo Este artigo objetiva refletir acerca do comportamento e atitudes dos consumidores verdes influenciados pela mudança na preocupação com o meio ambiente uma vez que decidem adquirir os produtos observando o seu conhecimento prévio acerca da responsabilidade da empresa fabricante com o uso dos recursos e posteriormente com o descarte correto dos produtos pós-consumo. Durante a pesquisa 304 pessoas entre com idades acima de 15 anos responderam a um questionário de 13 perguntas e observou-se que a preocupação com o meio ambiente aumenta de acordo com o avanço na faixa de idade e renda. Apesar dos preços elevados dos produtos verdes, o número de consumidores vem aumentando sendo influenciados por marcas e por indicação de amigos ou familiares mesmo que a maioria destes novos consumidores não conheçam a rotulagem ambiental ou não atentem para este detalhe na hora de adquirir o produto. Durante a análise dos dados obtidos após a aplicação do questionário observou-se que o maior percentual dos entrevistados encontra-se na faixa de renda familiar entre R$ 788,00 – R$ 2.160,00 com faixa etária prevalecente de 15 a 21 anos de idade e são mulheres solteiras. Entre os entrevistados observa-se que fazem compras semanalmente e não adquirem produtos em função do apelo ecológico das empresas e marcas e entre os consumidores que adquirem estes produtos os grupos prioritários são alimentos e produtos de limpeza preocupando-se com a preservação do meio ambiente e com a qualidade destes produtos que segundo os entrevistados apresentam superioridade em relação aos produtos tradicionais. Os consumidores que optam por não adquirir os produtos verdes salientam que o preço elevado destes é o principal obstáculo para a não aquisição. Foram abordados neste trabalho temas como: produtos verdes, consumidor ecológico, responsabilidade sócio empresarial sustentável, logística reversa, marketing verde ou eco marketing sendo aplicados como base para a discussão do tema e para a obtenção dos resultados da pesquisa e posterior análise.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

ARACATY, Michele et al.. O CONSUMIDOR VERDE E A PRESSÃO POR PRODUTOS ECOLOGICAMENTE CORRETOS.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29245-O-CONSUMIDOR-VERDE-E-A-PRESSAO-POR-PRODUTOS-ECOLOGICAMENTE-CORRETOS. Acesso em: 25/04/2024

Even3 Publicacoes