O IMPACTO DA FALTA DE DADOS NO LUCRO E NA GESTÃO COMERCIAL DE UMA EMPRESA DE UM SALÃO DE BELEZA DE FORTALEZA, CEARÁ

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
O IMPACTO DA FALTA DE DADOS NO LUCRO E NA GESTÃO COMERCIAL DE UMA EMPRESA DE UM SALÃO DE BELEZA DE FORTALEZA, CEARÁ
Autores
  • Matusalém de Souza
  • BARBARA PEREIRA DA SILVA GONCALVES
  • Joyce Maria de Sousa Castelo Branco
  • Manoela Freitas da Silva
  • Mariana Nunes da Silva
  • Kleison de Paiva Freitas
Modalidade
Projeto Interdisciplinar
Área temática
Gestão Comercial
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29236-O-IMPACTO-DA-FALTA-DE-DADOS-NO-LUCRO-E-NA-GESTAO---COMERCIAL-DE-UMA-EMPRESA-DE-UM-SALAO-DE-BELEZA-DE---FORTALEZA-
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Impacto da falta de dados, gestão comercial, fortaleza
Resumo
O IMPACTO DA FALTA DE DADOS NO LUCRO E NA GESTÃO COMERCIAL DE UMA EMPRESA DE UM SALÃO DE BELEZA DE FORTALEZA, CEARÁ 1. INTRODUÇÃO A administração revela-se como uma área do conhecimento humano repleta de complexidades e desafios. A tarefa do administrador é fazer com que as coisas propostas a ele, sejam feitas com eficácia e eficiência, além de definir estratégia, planejar sua aplicação, resolver problemas, gerar inovação e competitividade. Para Chiavenato (2004) administrar, nos dias atuais, significa interpretar os objetivos propostos pelas empresas e transformá-los em ação organizacional, por meio de planejamentos, direção e controle, em todas as áreas e níveis da organização, a fim de alcançar os objetivos propostos da maneira positiva e adequada para cada situação proposta. Além disso, é importante garantir a competitividade da empresa nesse mundo altamente concorrencial e complexo. Conforme identificado na empresa de pequeno porte do ramo da beleza, a proprietária coloca a organização em segundo plano, dando prioridade as operações diárias. Portanto, questiona-se: “A falta de gestão administrativa pode afetar no lucro e no desenvolvimento de uma empresa do ramo da beleza?”. Assim, para responder esta problemática, foi necessária a elaboração do objetivo geral deste estudo que é propor a criação de uma planilha para a alimentação de dados referente à receita e o custo de um salão de beleza. O estudo desenvolveu-se em um salão de beleza localizada no município de Caucaia, CE, através de uma pesquisa exploratória, analisando as atividades realizadas, os ramos no qual o corpo de colaborador atua, onde o mesmo é constituído pro 2 membros, dentre eles distribuídos entre cabeleireira e uma pessoa para auxiliar as atividades, ao longo do dia são realizadas as seguintes atividades: corte, mechas, escova. hidratação, botox, aplicação de produtos químicos em geral, a pessoa responsável por essas atividades é a própria proprietária, porém ela tem ajuda da sua assistente que exerce algumas funções como hidratação, escova, botox e inteligente. Utilizou-se também de pesquisa descritiva, estudos sobre a melhor forma de organizar uma empresa na base do controle de caixa, onde essa situação era o principal problema naquele momento. Buscou-se para entendimento e mediação do problema e estudo da temática exploratória o uso de referências bibliográficas com base aos problemas inseridos na inércia dos casos, disponibilizados em livros, artigos científicos, portais online e dispostos para consultas na internet, como base documental a esses temas elucidados no desenvolvimento da consultoria realizada. Embasados nessas diretrizes, houve assim um levantamento de informações acerca a essas temáticas, análise detalhada e interpretada aos fatores convenientes de inserção dos pontos observados ao material de embasamento e guia procedimental. Deu-se então o estudo do campo onde o salão de beleza Vanessa Andrade Cabeleireira encaixa-se, observando os procedimentos e técnicas utilizadas na administração financeira, analisando os casos e partindo em contraposição as informações obtidas, que mescladas ás coletadas anteriormente por embasamento referencial, guiaram assim para o desenvolvimento de plano de melhorias a se chagar nos resultados alcançados. Para a observação de todos esses pontos de enfoques da organização, foram realizadas visitas ao campo de atuação dos serviços realizados, seguindo em primeira estância para o mapeamento da proposta de análise, conhecimento da organização, sua história, valores, metas, missão a ser realizada e como a mesma está situada no mercado atualmente. A segunda respectivamente deu-se de conotação direta aos problemas e empecilhos decorrente das necessidades de melhorias para melhor funcionamento e ordem.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SOUZA, Matusalém de et al.. O IMPACTO DA FALTA DE DADOS NO LUCRO E NA GESTÃO COMERCIAL DE UMA EMPRESA DE UM SALÃO DE BELEZA DE FORTALEZA, CEARÁ.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29236-O-IMPACTO-DA-FALTA-DE-DADOS-NO-LUCRO-E-NA-GESTAO---COMERCIAL-DE-UMA-EMPRESA-DE-UM-SALAO-DE-BELEZA-DE---FORTALEZA-. Acesso em: 25/04/2024

Even3 Publicacoes