A VALORIZAÇÃO DO ENFERMEIRO DIANTE DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DA CRIANÇA AUTISTA

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

DOI
10.29327/13455.7-3
Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
A VALORIZAÇÃO DO ENFERMEIRO DIANTE DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DA CRIANÇA AUTISTA
Autores
  • Marcos Antônio De Lima
  • Andryelle Érida Vasconcelos de Andrade Lima
  • JACKELINE CRISTIANE SANTOS
  • SALATIEL DA SILVA FREITAS
  • Adriana Simone Bezerra da Silva
  • EMMANUELLA IZABEL MONTEIRO DA SILVA
Modalidade
Artigo
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29213-A-VALORIZACAO-DO-ENFERMEIRO-DIANTE-DO-DIAGNOSTICO-PRECOCE-DA-CRIANCA-AUTISTA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Autismo, Síndrome de Asperge, Assistência de Enfermagem, Diagnóstico.
Resumo
Introdução: Este estudo pretende mostrar a assistência de enfermagem à família e a criança autista. A intenção de escolher este tema deu-se devido à carência de profissionais enfermeiros habilitados em detectar crianças com autismo. A falta de conhecimento por parte destes profissionais causa prejuízo à vida da criança, retardando o seu tratamento e dificultando sua qualidade de vida. É indiscutível o papel do enfermeiro, pois cabe a ele intervir frente a esta patologia e prestar sua assistência à família. O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), assim como a Síndrome de Asperger, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V/2013) configuram-se como autismo. É um transtorno de desenvolvimento, definido pela presença de déficits na cognição, na comunicação e na interação social, dificultando inicialmente o diagnóstico fazendo-se necessário uma precoce detecção, mas também uma melhor abordagem na percepção dos sintomas pelo enfermeiro, cabendo a ele desenvolver seu papel de agente educador e socializador, criando um vínculo junto aos familiares durante o tratamento. Objetivo: Este estudo tem por finalidade revisar literaturas científicas acerca da assistência de enfermagem, o diagnóstico precoce e o apoio à família da criança autista. Metodologia: Foi realizada uma busca bibliográfica nas bases de dados: SciELO e LILACS sobre o Autismo, Síndrome de Asperger e a Assistência de Enfermagem nos últimos 6 anos. Desenvolvimento: Não existe ainda um diagnóstico confiável para este fim, não há testes laboratoriais ou de imagem que possam diagnosticar o autismo. Assim o diagnóstico deve feito clinicamente, pela entrevista e histórico do paciente, e só profissionais habilitados conseguem fazer sua identificação. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e é dado a partir da demonstração dos sintomas pela criança observando clinicamente os prejuízos na qualidade da interação social. Muitos são os dilemas vividos pelos pais e muitas vezes falta coragem para enfrentar toda dificuldade que vem pela frente. Por isso, a ajuda de profissionais torna-se tão necessária. Se o enfermeiro confere as pessoas promoção à saúde, significa que ele promove qualidade de vida, ajuda a prevenir riscos e vulnerabilidades. Contudo, essa promoção de saúde deve ocorrer de maneira eficaz, ajudando o autista, como também seus familiares a desenvolver a capacidade de se adaptar a sua nova rotina. Nesse contexto, é de total importância que o enfermeiro tenha a habilidade para avaliar e fazer esse diagnóstico, apoiar a família e criar um vínculo de confiança, planejando intervenções necessárias. Desta forma, a avaliação coloca o enfermeiro como um facilitador, possibilitando meios de interação entre criança-família-sociedade. Com isso, ressaltamos que o enfermeiro deve se apresentar como ponte, orientando a família sobre a adoção do tratamento junto a uma equipe multiprofissional. Com isso, é indiscutível a valorização do enfermeiro na avaliação inicial, diagnóstico das alterações, apoio à família, tratamento e acompanhamento da criança. Conclusão: Este estudo buscou evidenciar a importância do processo de conhecimento do profissional de enfermagem frente à temática. A assistência deverá sempre ser prestada, possibilitando um atendimento humanizado e integrado, minimizando possíveis agravos na vida da criança e apoiando seus familiares nas dificuldades, colocando-se como um mediador de informações. O conhecimento quebra conceitos e conduz a elos satisfatórios de relacionamento, assim como valoriza o profissional e confere autonomia na resolução de dificuldades.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

LIMA, Marcos Antônio De et al.. A VALORIZAÇÃO DO ENFERMEIRO DIANTE DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DA CRIANÇA AUTISTA.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29213-A-VALORIZACAO-DO-ENFERMEIRO-DIANTE-DO-DIAGNOSTICO-PRECOCE-DA-CRIANCA-AUTISTA. Acesso em: 24/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes