RELATO DE EXPERIÊNCIA: GAEES (GRUPO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE) UMA FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade DeVry | Ruy Barbosa (Campus Paralela)
Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA: GAEES (GRUPO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE) UMA FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
Autores
  • Lorena Da Silva Oliveira
  • Rita de Cássia Cajueiro dos Santos
  • taise carneiro araujo
  • Daniela Freitas Curtes Andrade
  • LUCIENE MOREIRA DE JESUS
  • Noemy Nascimento Medeiros De Matos
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29212-RELATO-DE-EXPERIENCIA--GAEES-(GRUPO-ACADEMICO-DE-ENFERMAGEM-EM-EDUCACAO-EM-SAUDE)-UMA-FERRAMENTA-NO-DESENVOLVIMENT
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
grupo acadêmico, promoção, educação em saúde
Resumo
INTRODUÇÃO:O curso de enfermagem da Faculdade Ruy Barbosa tem oportunizado a participação de seus acadêmicos em projetos desenvolvidos por grupos de pesquisa, uma vez que o ensino deve incorporar processos metodológicos investigativos, gerados a partir de dúvidas que se originam para melhor relação da teoria com a prática, portanto os grupos acadêmicos de saúde são organizações de alunos e professores orientadores, com o intuito de discutir assuntos relacionados ao contexto de inserção do grupo na saúde, objetivando: Promover a educação em saúde de um público alvo, visando à qualidade de vida e a incorporação de hábitos saudáveis pelos mesmos bem como a inserção no campo da pesquisa, realizando encontros com discussão de artigos e elaboração de projetos a partir das atividades de educação em saúde o que demonstra que a enfermagem é uma profissão fundamentada e cientifica, realmente vinculada aos grupos de pesquisa. OBJETIVO:Descrever a experiência de participar de um grupo acadêmico de pesquisa e educação em saúde, o GAEES. METODOLOGIA: Relato de experiência sobre o GAEES. RESULTADOS:O GAEES (Grupo Acadêmico de Enfermagem em Educação e Saúde) é um grupo formado por alunos de enfermagem da Faculdade Ruy Barbosa que foi criado para aproximar os estudantes da comunidade, das pesquisas científicas e atividades em saúde, utiliza-se aprendizados obtidos em sala de aula para transmitir a uma população/comunidade o conhecimento, dando subsidio para cuidarem de si próprios. Os eventos de saúde abordam temas atuais e diversificados como ferramenta prática, e com diversas formas de abordagem ao público, como feiras de saúdes, oficinas, palestras, stands e panfletagens em sinaleira, com qualidade, humanização e respeito pela vida. DISCUSSÃO:Este grupo de alunos em formação consegue perceber as dificuldades, as dúvidas e curiosidades dos graduandos, além de incentivá-los a se engajarem em pesquisa científica fonte essencial na busca e aprendizado de novos conhecimentos. Os eventos têm como finalidade transmitir informações de interesse comum e temas da atualidade. Com relação ao grupo fica a experiência de poder participar das reuniões, decisões e de realizar os eventos, ressaltando também a importância da atividade em grupo, compartilhando opiniões entre colegas, destacando que trabalhar em equipe é essencial para o alcance dos objetivos em qualquer profissão. CONCLUSÃO:A iniciativa de formar um grupo onde os acadêmicos de enfermagem juntamente com professores orientadores exercem total autonomia e segurança ao proporcionarem práticas de educação em saúde onde a maioria de suas ações implica em um impacto na construção de caráter e fortalecimento da identidade profissional,formação de qualidade e visão crítica do futuro.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

OLIVEIRA, Lorena Da Silva et al.. RELATO DE EXPERIÊNCIA: GAEES (GRUPO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE) UMA FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29212-RELATO-DE-EXPERIENCIA--GAEES-(GRUPO-ACADEMICO-DE-ENFERMAGEM-EM-EDUCACAO-EM-SAUDE)-UMA-FERRAMENTA-NO-DESENVOLVIMENT. Acesso em: 25/04/2024

Even3 Publicacoes