O PAPEL DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO BACHAREL EM ENFERMAGEM

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
O PAPEL DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO BACHAREL EM ENFERMAGEM
Autores
  • Vinicius Rodrigues Barboza Siqueira
  • Felix Cariri de Franca Neto
  • Lucas Gonzaga da Silva
  • Grayce Lacerda Sales
  • Luara Sofia SIlva
  • Thaíse Torres de Albuquerque
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29210-O-PAPEL-DA-MONITORIA-NA-FORMACAO-ACADEMICA-DO-BACHAREL-EM-ENFERMAGEM
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
MONITORIA, CONHECIMENTO, FORMAÇÃO ACADÊMICA.
Resumo
Introdução: A monitoria é uma atividade de apoio/suporte no ensino oferecida pela instituição, não sendo considerada de caráter obrigatório para o discente. No entanto devido a seu objetivo frente à formação acadêmica se torna uma ferramenta de suma importância no aperfeiçoamento dos conteúdos que são abordados anteriormente na sala de aula pelo professor de cada disciplina. Esse serviço tem como foco oferecer a oportunidade aos alunos de ampliar conhecimento, esclarecer dúvidas e/ou abolir dificuldades encontradas. Trata-se de uma atividade extra sala de aula, no qual o monitor explora as principais temáticas abordadas na disciplina tendo um enfoque maior na abordagem prática, pois a quantidade de alunos pertencentes as turmas tornam inviável ao professor uma abordagem relacionando teoria e pratica com todos e levando em consideração as particularidades do processo de ensino-aprendizagem de cada discente. A monitoria é uma atividade na qual os benefícios compartilhados entre aluno/monitor e monitorados é mútua, o aluno que desenvolve a atividade de monitor tem uma oportunidade rara de troca de conhecimentos e informações na qual o crescimento acadêmico de ambas as partes é favorecido. Objetivo: Tem como objetivo descrever os benéficos na formação acadêmica e curricular proporcionados pela atividade de monitoria, no âmbito aluno monitor e seus monitorados. Metodologia: Trata-se de um Relato de Experiência protagonizado por um aluno monitor do curso de graduação em enfermagem do Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP/Devry); as atividades relatadas ocorreram em um período de dez meses, o equivalente a um semestre e meio de monitoria. Resultados e Discussão: Percebe-se que a importância da atividade de monitoria alcança as expectativas construídas, pois muito além da troca de conhecimentos e de experiências, ela pode proporcionar um aperfeiçoamento na comunicação do monitor, pode fazer com que supere a timidez e mais ainda pode propiciar o despertar de uma vocação para atuar na docência, o contato semanal com os monitorados proporciona a criação de um vínculo no qual se torna cada vez mais evidente o sentimento de que seu trabalho pode influenciar diretamente na vida acadêmica de cada um, e influenciar positivamente no futuro deles como profissionais enfermeiros. Conclusão: Frente a isso, fica evidenciado à importância e a dimensão das atividades de monitoria, pois ela influencia e afeta diretamente no quesito da formação acadêmica. Por se tratar de uma experiência ímpar, ela proporciona um diferencial curricular para o aluno monitor e para os monitorados a oportunidade de buscar mais conhecimento sobre os assuntos abordados em sala, ou seja, a instituição ao disponibilizar a monitoria possibilita uma contribuição de caráter único em todos os aspectos, beneficiando o próprio centro universitário, o curso de enfermagem e os alunos como um todo que passam assim a serem trabalhados na sua singularidade, com caráter inclusivo e na perspectiva holística.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SIQUEIRA, Vinicius Rodrigues Barboza et al.. O PAPEL DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO BACHAREL EM ENFERMAGEM.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29210-O-PAPEL-DA-MONITORIA-NA-FORMACAO-ACADEMICA-DO-BACHAREL-EM-ENFERMAGEM. Acesso em: 18/04/2024

Even3 Publicacoes