PRÁTICAS DE NEGOCIAÇÃO EM COMPRAS: ESTRATÉGIA E REDUÇÃO DE CUSTOS.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | FBV
Título do Trabalho
PRÁTICAS DE NEGOCIAÇÃO EM COMPRAS: ESTRATÉGIA E REDUÇÃO DE CUSTOS.
Autores
  • Petrus Henrique da Silva Souza
  • Suellen Sanne Batista
  • DEBORA CRISTINA DE SOUZA NOGUEIRA
  • Maria Cristina de Morais
  • ANDREZA FERREIRA MENDONÇA SILVA
  • Alexandre Freitas Coelho Muniz
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Administração
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29209-PRATICAS-DE-NEGOCIACAO-EM-COMPRAS--ESTRATEGIA-E-REDUCAO-DE-CUSTOS
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
redução; custos; negociação.
Resumo
O trabalho é voltado para práticas de negociações em compras, abrange oconceito básico de negociação que é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível. A Negociação é um processo que viabiliza três dimensões básicas: futuro, presente e passado, considerando o processo administrativo, dentro da temática do planejamento, execução e controle.Negociar é ouvir sugestões objetivas, a linguagem e as possibilidades de entendimento e aceitação por parte do outro.As secções de compras das empresas estão em evolução. A necessidade de ampliação foi devida à competitividade do mercado perante volumes e valores negociados. O cenário atual, requer cuidados na gestão dos serviços e produtos, visando a redução dos custos de aquisições. Assim, os departamentos de compras tem capacidade estratégica de realizarobjetivos globais nas empresas. As prioridades competitivas resumem-se às reduções de custos, às entregas dentro dos prazos, à qualidade de aquisições e ao desenvolvimento de planos de compras de acordo com a situação em que a empresa se encontra. Para alinhar a definição do preço dos produtos é, hoje em dia, definida pelo mark-up, os profissionais desta área tem como objetivo a piore comprar a baixo custo. Palavras chaves: redução custos, maximização de lucros, negociação, controle, etc., O objetivo do presente trabalho é apresentar os papéis e responsabilidades na prática de negociação de compras nas empresas esuas estruturas.Ao identificar as informações obtidas referentes a área de Compras inicia-se a abordagem das conexões existentes entre a Administração de Materiais e outras áreas da empresa moderna, o desafio é controlar e planejar o ressuprimento. Conhecer seu negócio implica em desenvolver informações sobre o que será objeto de negociação (características e soluções do produto, serviço ou ideia), dados relativos a mercado, concorrência, ações governamentais, aspectos financeiros que possam afetar o que está sendo negociado, benefícios potenciais à clientela, também para saber o que é um bom ou mau negócio. Fazer uso da utilização de uma metodologia, sistematização que permita ao negociador: a) planejar, executar e controlar a negociação dentro de uma sequência lógica e pré-determinada; b) utilizar certas ideias que possam tornar sua argumentação mais atraente e sensibilizar a outra parte (Estratégias Táticas) ; e c) desenvolver a habilidade de fazer concessões e superar impasses. A habilidade de relacionamento interpessoal pode ser entendido como a utilização de uma metodologia que permite ao negociador durante o processo de negociação, o desenvolver práticas de negociação pressupõe. À partir dos pontos comentados neste trabalho, no qual o objetivo é apresentar a área de compras e toda sua complexidade, podemos concluir então que, os objetivos básicos de uma seção de compras seriam: a) obter um fluxo contínuo de suprimentos a fim de atender aos programas de produção; b) coordenar esse fluxo de maneira que seja aplicado um mínimo de investimento que afete a operacionalidade da empresa; c) compra de materiais e insumos aos menores preços, obedecendo padrões de quantidade e qualidade definidos; d) Procurar sempre dentro de uma negociação justa e honesta as melhores condições para empresa, principalmente em condições de pagamento. A necessidade de se comprar cada vez melhor é enfatizada pelos empresários considerando as necessidades de estocar em níveis adequados e de racionalizar o processo produtivo, incluir a redução de custos e um maior aproveitamento dos fatores de produção. A qualidade, preço, volume, logística e melhor condição de pagamento fará a empresa reduzir custos e ganhar na compra. Estreitar relacionamento com mais fornecedores, evitando eventuais problemas que possam prejudicar a empresa no cumprimento de suas metas de produção.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SOUZA, Petrus Henrique da Silva et al.. PRÁTICAS DE NEGOCIAÇÃO EM COMPRAS: ESTRATÉGIA E REDUÇÃO DE CUSTOS... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29209-PRATICAS-DE-NEGOCIACAO-EM-COMPRAS--ESTRATEGIA-E-REDUCAO-DE-CUSTOS. Acesso em: 20/04/2024

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