A INSERÇÃO DISCENTE NO CONTEXTO DA ARTICULAÇÃO ENSINO -SERVIÇO.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
A INSERÇÃO DISCENTE NO CONTEXTO DA ARTICULAÇÃO ENSINO -SERVIÇO.
Autores
  • Jackson Ponciano da Silva
  • Gidelson Gabriel Gomes
  • Gésica Kelly da Silva Oliveira
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29193-A-INSERCAO-DISCENTE-NO-CONTEXTO-DA-ARTICULACAO-ENSINO--SERVICO
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Articulação ensino/serviço, qualidade do processo ensino/aprendizagem, educação permanente e capacitação da equipe.
Resumo
RESUMO Introdução: A inserção do discente no âmbito da articulação ensino-serviço é uma temática que vem sendo bastante discutida ao longo dos últimos anos, estando diretamente relacionada à organização entre instituição de ensino, unidade hospitalar e a educação permanente de profissionais de ambas instituições. Este fato, aponta para a necessidade de constantes ações de educação permanente para capacitação da equipe, colaborando assim para um aprendizado teórico-prático mais satisfatório tendo como eixo principal o processo dialético de troca de saberes. Com isso, diversas são as perspectivas de mudanças na formação dos profissionais da saúde, as quais incluem a reflexão e transformação da interface ensino-trabalho, ou seja, das relações entre o ensino e os serviços de saúde (SILVA et al, 2010). Metodologia: Trata-se de um relato de experiência oriundo de uma visita técnica da disciplina de Assistência de enfermagem ao paciente em emergência e UTI, no setor de emergência de uma unidade hospitalar de referência em trauma do agreste pernambucano. Como pressuposto para aproximação da teoria com a prática, a partir da visita foi construída uma proposta de intervenção empregando-se a metodologia do arco de Maguerez. Resultados: Pôde-se observar que o processo de articulação ensino-serviço apresenta ainda algumas fragilidades no tocante à inserção do discente, visto que, a equipe de enfermagem do serviço parece não compreender a necessidade da parceria entre a instituição de ensino e o serviço de saúde no processo ensino-aprendizagem, gerando por vezes divergências e atitudes constrangedoras. Discussão: As possíveis soluções para a problemática em estudo, consistem em fomentar melhorias para uma relação ensino-serviço dialógica, onde os discentes precisam vivenciar e acompanhar as experiências práticas no processo de formação e os profissionais do serviço se percebam co-autores desse processo. Assim sendo, o resultado esperado é a democratização dos espaços de trabalho, o desenvolvimento da capacidade de aprender e de ensinar de todos os atores envolvidos, a busca de soluções criativas para os problemas encontrados, o desenvolvimento do trabalho em equipe, a melhoria permanente da qualidade do cuidado à saúde e a humanização do atendimento (CECCIM et al, 2004). Conclusões: Uma melhor articulação entre os serviços de saúde com as instituições de ensino é de extrema importância no processo ensino-aprendizagem, tal feito, possibilitará uma melhor qualidade na formação profissional com vistas à construção de perfil crítico-reflexivo. Logo, abordar as vantagens e as dificuldades que ocorrem e/ou podem ocorrer durante o período de atividade prática, considerando os conhecimentos prévios e barreiras entre os profissionais do serviço e discentes, possibilitará um diálogo produtivo e que venha a surtir efeito positivo na formação dos futuros enfermeiros.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Jackson Ponciano da; GOMES, Gidelson Gabriel; OLIVEIRA, Gésica Kelly da Silva. A INSERÇÃO DISCENTE NO CONTEXTO DA ARTICULAÇÃO ENSINO -SERVIÇO... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29193-A-INSERCAO-DISCENTE-NO-CONTEXTO-DA-ARTICULACAO-ENSINO--SERVICO. Acesso em: 18/04/2024

Even3 Publicacoes