PSICÓLOGO ESCOLAR: FORTALECENDO A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade DeVry | Martha Falcão
Título do Trabalho
PSICÓLOGO ESCOLAR: FORTALECENDO A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA.
Autores
  • Izabela da Silva Dantas
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29171-PSICOLOGO-ESCOLAR--FORTALECENDO-A-PARTICIPACAO-DA-FAMILIA-NA-ESCOLA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
família; escola; psicólogo escolar; processo de conscientização; fortalecimento.
Resumo
Este projeto de pesquisa se propôs a investigar e discutir os elementos que interverem no processo de fortalecimento da participação familiar no contexto escolar, assim como, sugerir estratégias de intervenção para o psicólogo escolar. O embasamento teórico da pesquisa foi delineado com base em três eixos de discussão: o primeiro eixo discutiu o conceito de fortalecimento, enfatizando a importância da participação ativa do individuo na realidade de maneira crítica e consciente; o segundo eixo fez uma breve explanação dos marcos históricos da relação família e escola; e, por último, foi apresentado o eixo referente à atuação do psicólogo escolar no contexto escolar direcionada ao estreitamento da relação família e escola. O trabalho adotou o método construtivo-interpretativo e teve três fontes de coletas de dados: os diários de campo; entrevista semiestruturada com uma professora e entrevista semiestruturada com uma mãe. Para isto, a pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública de Manaus. Em geral, o que observamos na literatura é a importância dada a família e a escola para o desenvolvimento da criança, em que ambas estão encarregadas de tarefas diferentes no que diz respeito ao aluno. O que é notável nas relações entre a família e a escola, é que a escola, com o passar do tempo, tornou-se uma instituição que intitula a educação concedida pela família às crianças como “fraca” ou insuficiente, culpabilizando-a na maioria das vezes pelo fracasso escolar. Desta forma, a escola se posiciona como aquela que irá instruir os pais sobre a melhor forma de se educar os filhos. Além disso, observa-se no discurso da escola que os pais, por vezes, não se interessam a comparecer na escola e a participar da vida escolar de seus filhos. A família diante dessa situação tem se colocado, frequentemente, submissa e não questionadora das orientações e exigências impostas pela escola. Frente ao exposto, a visão de superioridade atribuída à escola pela família tem perpetuado a dinâmica de exclusão dos pais no contexto escolar, tornando-se visível a urgência de desenvolver a autonomia e a conscientização da família por meio do processo de fortalecimento. O fortalecimento pessoal e grupal implica um processo de mobilização que promove o desenvolvimento da consciência crítica e do sentimento de competência, capacidade e motivação para transformar a realidade. Enfim, busca-se com esta pesquisa discutir criticamente o papel do psicólogo escolar diante da relação entre a escola e a família.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

DANTAS, Izabela da Silva. PSICÓLOGO ESCOLAR: FORTALECENDO A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29171-PSICOLOGO-ESCOLAR--FORTALECENDO-A-PARTICIPACAO-DA-FAMILIA-NA-ESCOLA. Acesso em: 26/04/2024

Even3 Publicacoes