O OLHAR DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM ACERCA DA SAÚDE COLETIVA EM LOCAIS DE DIFÍCIL ACESSO AS POLÍTICAS DE SAÚDE.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
O OLHAR DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM ACERCA DA SAÚDE COLETIVA EM LOCAIS DE DIFÍCIL ACESSO AS POLÍTICAS DE SAÚDE.
Autores
  • Priscila Rodrigues Magalhães
  • Rithianne Frota Carneiro
  • mayanne santos frota
  • Verydianna Frota Carneiro
  • Camila de Queiroz Carvalho
  • mariana de oliveira castro
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29165-O-OLHAR-DOS-ACADEMICOS-DE-ENFERMAGEM-ACERCA-DA-SAUDE-COLETIVA-EM-LOCAIS-DE-DIFICIL-ACESSO-AS-POLITICAS-DE-SAUDE
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Educação em saúde, Processo de saúde-Doença, Comunidade.
Resumo
INTRODUÇÃO: Encontramos no Brasil, problemáticas que dificultam a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), e uma delas são as modificações nas condutas de realização da gestão e do cuidado, inclusos nas variações dos padrões de atenção. Contudo torna-se necessário a formação dos profissionais de saúde como uma parte muito importante desta problemática. A educação em saúde é definida como um conjunto de saberes e práticas norteadas para a prevenção de doenças e promoção da saúde onde, a compreensão dos condicionantes do processo saúde-doença oferece subsídios para a adoção de novos hábitos e condutas de saúde. O objetivo foi de registrar e reforçar o conceito de saúde-doença como um conjunto de abrangência biológica, psicológica, ambiental, social, cultural, individual e comunitário. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de natureza descritiva, tipo relato de experiência, vivenciada por acadêmicos de enfermagem durante o estágio supervisionado da disciplina de processo de trabalho em saúde coletiva no período de setembro a outubro de 2015, desenvolvido na comunidade. Foram realizadas visitas domiciliares para o cadastramento das famílias com a ficha A, para a realização de intervenções na educação em saúde, em uma comunidade situada na cidade de Fortaleza-ce. A experiência foi realizada em quatro etapas: 1º etapa: conhecendo o território vivo: o conhecimento da área e o modo como a população sobrevive. 2º etapa: conhecendo as famílias: realizado o cadastramento das famílias com a ficha A. 3º etapa: planejando intervenções contextualizadas ao processo saúde-doença. 4º etapa: intervenções realizadas em atenção às demandas e necessidades identificadas nas etapas anteriores. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os moradores da comunidade estão vivendo em condições sub-humanas, onde a maioria sobrevive em extrema pobreza, pois não tem alimentação adequada, não existe rede de esgoto, a iluminação e a água em maioria das residências é obtida de forma clandestina, muitos são dependentes químicos e alcoolistas, algumas crianças ainda não tem acesso à escola, a maioria das residências são construídas de tábuas. O processo saúde-doença relacionado com a pobreza local, enfatiza a problemática de pessoas que vivem em condições sanitárias inadequadas. A principal fonte de renda são a coleta de materiais recicláveis, outros são beneficiários do programa do ministério do desenvolvimento social e combate. As lições aprendidas com a experiência foram: a) Compreensão do processo de saúde- doença como parte da análise de situação de saúde considerando o conceito ampliado de saúde; importância formativa do acadêmico de enfermagem vivenciar o contexto comunitário para a compreensão e intervenção. Visão diferenciada sobre o atendimento domiciliar através de práticas desenvolvidas pelos estudantes na estratégia saúde da família. b) Fragilidades: Percebido o baixo entrosamento dos profissionais de saúde do serviço com a população dificultando a promoção e prevenção da saúde. Falta de conhecimento e disponibilidade de alguns moradores da comunidade em procurarem órgãos competentes para possíveis intervenções na sua própria saúde. c) Recomendações: As disciplinas deveriam desenvolver o máximo possível à visão do aluno sobre esse processo de saúde doença com a teoria e a prática, pois, fazendo parte do processo de aprendizagem do acadêmico de enfermagem. CONCLUSÃO: Concluímos este relato ressaltando a importância que a prática da educação em saúde na comunidade que é de grande relevância na grade de formação do enfermeiro, permitindo que ele desenvolva as competências necessárias para a relação saúde- comunidade buscando o bem-estar completo. É de grande importância fazer com que as pessoas reflitam acerca da própria saúde, deste modo acontece uma estimulação para mudanças e adoção de novos meios para solução de seus problemas.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MAGALHÃES, Priscila Rodrigues et al.. O OLHAR DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM ACERCA DA SAÚDE COLETIVA EM LOCAIS DE DIFÍCIL ACESSO AS POLÍTICAS DE SAÚDE... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29165-O-OLHAR-DOS-ACADEMICOS-DE-ENFERMAGEM-ACERCA-DA-SAUDE-COLETIVA-EM-LOCAIS-DE-DIFICIL-ACESSO-AS-POLITICAS-DE-SAUDE. Acesso em: 25/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes