O IMPACTO DA EFICIÊNCIA DO MARKETING NO LUCRO EMPRESARIAL DE UMA MICROEMPRESA VAREJISTA

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
O IMPACTO DA EFICIÊNCIA DO MARKETING NO LUCRO EMPRESARIAL DE UMA MICROEMPRESA VAREJISTA
Autores
  • João Batista Costa de Sousa Filho
  • Adeirton Pereira dos Santos Neto
  • Lívia Queiroz Moreira
  • Patricia Lopes da Silva
  • Kleison de Paiva Freitas
Modalidade
Projeto Interdisciplinar
Área temática
Processos Gerenciais
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29148-O-IMPACTO-DA-EFICIENCIA-DO-MARKETING-NO-LUCRO-EMPRESARIAL---DE-UMA-MICROEMPRESA-VAREJISTA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Marketing, Microempresa, Redes sociais, Digital.
Resumo
O IMPACTO DA EFICIÊNCIA DO MARKETING NO LUCRO EMPRESARIAL DE UMA MICROEMPRESA VAREJISTA Visando a expansão do mercado através do marketing, tendo como base o decreto nº 7962, de 15 de março de 2013, nos últimos anos o comportamento dos consumidores mudou muito e o desenvolvimento de estratégias através da internet é o mais efetivo para a busca de novos clientes e na fidelização dos já existentes (TORRES 2009, p.61). Entre os problemas analisados foi identificado para a realização desse estudo a deficiência na manutenção das mídias sociais de uma microempresa do ramo varejista que se encontra no mercado há mais de 8 anos, pois a mesma encontra dificuldades no uso do marketing digital para divulgação de seus produtos, sem saber manusear recursos tecnológicos. Portanto, o problema de pesquisa identificado para este estudo é: “A falta de divulgação eficiente impossibilita e interfere no crescimento do negócio e no aumento da lucratividade?”. Diante deste questionamento, o objetivo geral deste estudo é propor uma reorganização no marketing digital na microempresa de comercio varejista de artigos de armarinho. O estudo objeto deste trabalho foi realizado numa microempresa de Fortaleza, Ceará, que é um comércio varejista de artigos de armarinho, que comercializa ursos de pelúcia, bolsas, lembrancinhas e afins. Trabalham neste comércio a proprietária e mais uma funcionária, que trabalha basicamente no atendimento a clientes e estoque. Para busca de análise dos problemas efetuamos visitas in loco e entrevista com a proprietária, além de uso de referências bibliográficas disponibilizada em livros e internet. Através desta metodologia aplicada, de visitação, observação e revisão bibliográfica, levantamos diversas questões nos pontos de melhoria identificados no comércio, desde o layout da empresa, passando pelo atendimento, quanto nas várias possibilidades de multiplicação de plataformas de venda através da internet e pelas diversas redes sociais que permitem divulgar e comercializar produtos, o que não ocorre atualmente. Analisando academicamente como o processo de trabalho é executado, encontramos uma série de pontos de melhoria que sugerimos mais adiante à proprietária, trabalhando essas questões sob o prisma da teoria da burocracia e também sob a ótica de referências bibliográficas sobre redes sociais.  Com base nos estudos, analises e levantamentos dentro da microempresa de comercio varejista de artigos de armarinho, foi constatado que havia uma ineficiência no marketing digital feito através da única rede social da empresa, nesse caso uma página no Facebook. Com fundamentos teóricos consolidados, balanço da deficiência a ser suprida e a identificação do público alvo, foi proposto o upgrade na página do Facebook e a criação de uma conta no Instagram, objetivando interligar as duas mídias sociais para alcançar resultados em curto prazo. Além disso, foi proposto o cruzamento de canais, ou seja, a criação de uma só conta de e-mail para as duas redes sociais, adoção de uma linguagem menos informal e agilidade na resposta.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

FILHO, João Batista Costa de Sousa et al.. O IMPACTO DA EFICIÊNCIA DO MARKETING NO LUCRO EMPRESARIAL DE UMA MICROEMPRESA VAREJISTA.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29148-O-IMPACTO-DA-EFICIENCIA-DO-MARKETING-NO-LUCRO-EMPRESARIAL---DE-UMA-MICROEMPRESA-VAREJISTA. Acesso em: 26/04/2024

Even3 Publicacoes