PERCEPÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO CEARÁ EM RELAÇÃO AOS RESÍDUOS SÓLIDOS.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
PERCEPÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO CEARÁ EM RELAÇÃO AOS RESÍDUOS SÓLIDOS.
Autores
  • Pedro Paulo da SIlva Cavalcanti
  • Edirsana Maria Ribeiro de Carvalho
  • Eliezer Fares Abdala Neto
  • Carla Bastos Vidal
  • Matheus Coutinho da Cunha
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Engenharia Ambiental e Sanitária
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29130-percepcao-dos-funcionarios-de-uma-instituicao-de-ensino-superior-do-estado-do-ceara-em-relacao-aos-residuos-solido
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Colaboradores; Educação ambiental; Lixo.
Resumo
O papel das Instituições de Ensino Superior (IES) no desenvolvimento sustentável apresentam-se duas vertentes de pensamento. A primeira corrente destaca a postura das IES na implementação de sistemas de gestão ambiental (SGA) em suas instalações e áreas de operação. A segunda destaca a questão da educação como prática fundamental para as IES, para que na formação de novos profissionais, possam estes contribuir, através de tomadas de decisão, na implementação de questões ambientais em suas devidas áreas de atuação. Dessa maneira, as instituições podem vir a contribuir como meio de propagação na educação ambiental de seus funcionários. O objetivo da pesquisa foi avaliar o grau de percepção e o conhecimento dos funcionários de Instituições de Ensino Superior (IES) a respeito da importância dos resíduos. As atividades foram desenvolvidas em uma Instituição de Ensino Superior, localizado na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará. A instituição conta com diversos cursos nas áreas de Engenharia, Saúde, Humanas e Exatas. Possui grande abrangência regional e é classificada, conforme Lei municipal 10.340/2015, como grande geradora de resíduos. A presente pesquisa tem caráter quantitativo, uma vez que, foi desenvolvido e aplicado um questionário composto por sete perguntas objetivas relacionadas com as seguintes temáticas: conhecimento sobre resíduos sólidos, coleta seletiva e segregação de lixo em suas residências e no ambiente de trabalho; voltado exclusivamente para os funcionários, seguindo as recomendações de Marconi e Lakatos (2001). Os resultados obtidos em relação a prática da coleta seletiva pelos funcionários da IES, mostraram que 35% dos funcionários que realizam a coleta seletiva no seu ambiente de trabalho, enquanto 30% afirmaram que não realiza essa prática e 35% afirmaram que a parcialmente. Quando questionados se praticam a coleta seletiva na residência, 28% realizam essa prática, enquanto 35% e 38% não realizam ou fazem parcialmente, respectivamente. O resultado supracitado ainda é bastante insatisfatório, uma vez que, a forma que lidamos com o lixo nossa residência é o mesma no ambiente de trabalho. Em relação ao conhecimento dos funcionários quanto a definição de resíduos sólidos e sua destinação final, os resultados mostraram (48%) dos funcionários possuem conhecimento sobre o que é resíduos sólidos e 45% sabem sobre a destinação final Porém, a outra parcela mostrou desconhecer totalmente (13% e 18%) ou parcialmente (40% e 38%) a definição de resíduos e a sua destinação final, respectivamente. Ainda nesse contexto, os valores de desconhecimento parcial ou total quanto aos resíduos e sua destinação final, indica falta de conhecimento ambiental por parte dos funcionários, onde, se faz necessário a capacitação dos mesmos sobre a geração de resíduos sólidos. O último questionamento refere-se à capacidade dos funcionários em segregar seu lixo por: reciclável e não reciclável; úmido e seco; matéria orgânica, papel, metais e plástico. A medida de segregação que mais se destacou foi a de matéria orgânica, papel, metais e plástico, onde 80% dos funcionários questionados afirmaram saber segregar seus resíduos. Em seguida veio a segregação em recicláveis ou não (75%); e úmido e seco (65%). Ao observar os dados obtidos, fica claro que esse indicador aponta a melhor forma de implantação de coleta seletiva na instituição, sendo o uso de coletores seletivos por tipo de resíduo (papel, plástico, metais, vidro, orgânico, etc.) uma medida viável e de grande conhecimento por parte dos funcionários. Conclui-se que a Instituição de Ensino Superior avaliada, aponta para a necessidade de uma campanha educacional especifica para seus funcionários medida que seria de grande importância na continuidade da gestão adequada dos resíduos. Ainda nesse contexto, a IES deve agir como um agente fundamental na dinâmica social, e cabe a ela, educar ambientalmente não só os funcionários, mas também todos os usuários e frequentadores envolvidos.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

CAVALCANTI, Pedro Paulo da SIlva et al.. PERCEPÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO CEARÁ EM RELAÇÃO AOS RESÍDUOS SÓLIDOS... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29130-PERCEPCAO-DOS-FUNCIONARIOS-DE-UMA-INSTITUICAO-DE-ENSINO-SUPERIOR-DO-ESTADO-DO-CEARA-EM-RELACAO-AOS-RESIDUOS-SOLIDO. Acesso em: 08/05/2024

Trabalho

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